Candidato do Psol ao Senado Federal, Pastor Simões esteve no programa Live Política desta quarta-feira, 22, veiculado no Facebook do O POVO Online. Na conversa com o jornalista Ítalo Coriolano, defendeu a descriminalização do aborto e das drogas.

Devido à aparente incompatibilidade entre os principios cristãos e políticos de Simões, a audiência o indagou repetidas vezes. Sobre o aborto, foi questionado sobre como um cristão poderia ser “contra a vida”. Respondeu que todos são contra o aborto, mas “assim como a gente é contra o aborto, a gente tem um dilema ético: eu posso salvar uma das vidas, que é a da mãe”. Ele enfatizou que é grande a possibilidade de mulheres que abortam em condições desfavoráveis morrerem.

 

(Foto: Alex Gomes/Especial para O POVO)

Sobre as drogas, ele sustentou que a atual política de proibição não surte efeito. Para ele, a questão deve ser pensada pela ótica da saúde pública. Disse, entretanto, que a princípio a liberação apenas da maconha seria ideal. Depois de três anos, a nova política seria submetida a outra avaliação, que poderia resultar na liberação de outras drogas atualmente ilícitas.Ainda segundo Simões, as igrejas têm “força gigante”, mas estão adormecidas na “pauta moral”.

Dos três senadores que representam o Ceará no Congresso Nacional, classificou dois, Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira (MDB), como golpistas. Além disso, diz, em duas oportunidades votaram de modo prejudicial ao trabalhador: ele citou a Reforma Trabalhista e a PEC 55 – conhecida como PEC do Fim do Mundo por setores ligados à esquerda -, que restringiu gastos públicos com saúde e educação pelos próximos 20 anos.

https://www.facebook.com/OPOVOOnline/videos/249302599247854/

 

Campanha

Em entrevista ao Blog Política, Simões destacou que já passou por 50 municípios até agora. A pretensão é atingir 80 municípios do estado e, depois, voltar atenção para a Região Metropolitana de Fortaleza antes do dia 7 de outubro.

Morador do bairro Bom Jardim, ele diz que a força da sua campanha vem da caminhada pelas áreas “mais empobrecidas” da Cidade nos últimos 20 anos. “É nessa experiência que a gente acredita para vencer o grande capital”.

Tagged in:

,

About the Author

Carlos Holanda

Repórter de Política do O POVO

View All Articles