Política

Datafolha pesquisa a transferência de votos de Lula

2372 1

Peça-chave na eleição deste ano, a capacidade de transferência de votos do ex-presidente Lula tem sido pesquisada pelos institutos. Sem citar o nome do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), o Datafolha perguntou aos entrevistados se o apoio do ex-presidente Lula os levaria a escolher um candidato. Para 48% dos entrevistados, a resposta foi “não”. Outros 31% disseram que votariam no candidato do ex-presidente, enquanto outros 18% disseram que “talvez” votassem.

No início da semana, o Ibope havia adotado metodologia diferente para tentar sondar esta mesma capacidade de transferência e encontrou um cenário menos favorável ao petista. O instituto fez uma pergunta direta aos eleitores: “Se Lula for impedido de participar das eleições e apoiar Fernando Haddad, você…” Com esta formulação, 60% dos entrevistados disseram que não votariam no ex-prefeito “de jeito nenhum”; 14% disseram que poderiam votar nele e 13% que votariam com certeza. Há ainda 7% que disseram que não o conhecem suficientemente para opinar e 5% não responderam.

Conheça o resultado da primeira pesquisa Datafolha a eleição presidencial após o início da campanha

O Datafolha mensurou ainda o nível de rejeição dos candidatos. Bolsonaro é o mais rejeitado, com 39%, seguido por Lula, com 34%. Geraldo Alckmin vem logo depois, com 26%; Marina silva, com 25% e Ciro Gomes, com 23%. Henrique Meirelles e Fernando Haddad têm 21% de rejeição, cada.

Recomendado para você