Montagem apresenta Henrique Meirelles (MDB) como o personagem clássico Spock, da série de TV e cinema “Star Trek” (Foto: reprodução)

Com 1% nas pesquisas, o presidenciável Henrique Meirelles (MDB) tenta alavancar a própria candidatura na base de “memes”.

Nas redes sociais, o postulante criou uma divisão “geek” para a sua campanha. O grupo é responsável por tentar tornar mais palatável a imagem taciturna do ex-ministro.

A iniciativa começou depois do primeiro debate entre os presidenciáveis, na Rede Bandeirantes, duas semanas atrás. Pouco à vontade, Meirelles passou em branco entre os oito concorrentes ao Palácio do Planalto.

Já no encontro da RedeTV!, na semana seguinte, o candidato tentou se mostrar mais desenvolto e menos ligado ao setor financeiro – Meirelles apresentou-se como executivo.

Entre as peças produzidas pela equipe “geek” do postulante, uma compara o candidato ao personagem de Spock, da série de TV e dos filmes Star Trek.

Na obra clássica, Spock tem ascendência híbrida, pertencendo às raças humana e vulcana. Comandante da USS Enterprise e oficial de ciências, é autor do bordão “vida longa e próspera”, uma das frases mais conhecidas do mundo nerd.

Meirelles foi presidente do Banco Central na gestão de Lula e ministro da Fazenda de Michel Temer (MDB). Nos debates, procura se afastar do correligionário, no entanto, preferindo mencionar os anos de bonança sob o petista. Seu principal trunfo está na promessa de recuperar a prosperidade da era Lula.

Como marca pessoal, o emedebista vem tentando emplacar a frase “Chama o Meirelles”, que faz referência ao desempenho do ex-ministro quando assumiu a Fazenda em meio à crise econômica.

Os baixos índices nos levantamentos de intenção de voto demonstram que o esforço não tem surtido efeito.

About the Author

Henrique Araújo

Jornalista do Núcleo de Política do O POVO

View All Articles