Fogos barulhentos prejudicam recém-nascidos, idosos e animais, diz vereadora (Foto: Divulgação)

Fogos barulhentos prejudicam bebês, idosos e animais, diz vereadora (Foto: Divulgação)

A vereadora Larissa Gaspar (PPL) protocolou nesta segunda-feira, 27, ofício que cobra da Prefeitura de Fortaleza que deixe de utilizar fogos de artifício com estampidos fortes em eventos promovidos ou apoiados pela administração municipal.

Segundo a vereadora, ação ocorre “em respeito aos recém nascidos, idosos, pessoas com autismo ou com outras condições sensíveis aos ruídos e aos animais” e tem ganhado apoio nas redes sociais. Desde 2017, tramita projeto de lei da vereadora que busca proibir a utilização, fabricação e comercialização deste mesmo tipo de artefato.

“[O projeto tem] o objetivo de superar a utilização de fogos de artifícios barulhentos, os quais causam, reconhecidamente, estresse aos animais, aos recém-nascidos, aos idosos e a toda comunidade, enfim, num flagrante descompasso com a ordem jurídica posta”, justifica Gaspar, que afirma que os fogos ruidosos podem ser substituídos sem prejuízo por outros silenciosos.

A vereadora destaca ainda ser “absolutamente possível” a realização de grandes eventos sem a utilização de efeitos estrondosos. “Como comprova a legislação adotada por vários municípios brasileiros, como Ubatuba, Campos do Jordão, Campinas, Guarulhos, entre outros”.

Tagged in:

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles