O candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) prometeu que será mais duro em sua postura com outros concorrentes ao Palácio do Planalto em próximos debates. Isto ocorrerá, disse, a partir do momento em que todos estiverem conhecidos pelo eleitorado brasileiro. A declaração foi dada ao jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept Brasil.

Ciro entrou no assunto quando o jornalista relembrou a postura de Marina Silva (Rede) em relação ao candidato Jair Bolsonaro (PSL), em debate na Rede TV!, em 18 último. Enquanto isso, indagou o jornalista, Ciro refere-se ao opositor Geraldo Alckmin (PSDB) como “meu amigo”.

Em reposta, Ciro disse que se fizesse o mesmo que Marina fez com Bolsonaro tornaria o deputado federal vítima da “minha arrogância”, ao que escutou que a postura não precisaria, necessariamente, ser física.

Colocou, então, que a partir do momento que todos os concorrentes ao Planalto estiverem conhecidos pelo grande público, “vou ser muito duro no esclarecimento à população de quem está do lado de quem”. O ex-prefeito de Fortaleza disse ainda que a sua história com relação aos outros debates que participou mostra que é acostumado ao enfrentamento.

Quando o assunto foi política de drogas, classificou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) como demagogo. Ele enfatizou que o tucano passou oito anos na Presidência e, embora se diga favorável à descriminalização das drogas, nada fez pela questão.

Já sobre igualdade de salários entre homens e mulheres em mesma função, tema que ocasionou tensão entre Bolsonaro e a apresentadora do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos, disse que a legislação já contempla o assunto e que é tarefa do Estado fiscalizar, “ao contrário do que diz o Alckmin, Bolsonaro e outros ‘liberalóides’ brasileiros”.

Na televisão, os próximos debates são:

9 de setembro, 19h30: TV Gazeta e Estadão

18 de setembro, 10h: Poder360, piauí e Youtube

20 de setembro, 21h30: TV Aparecida

26 de setembro, 18h: SBT, Folha e UOL

30 de setembro, 22h: TV Record

4 de outubro – Rede Globo

About the Author

Carlos Holanda

Repórter de Política do O POVO

View All Articles