Diversas viaturas cumpriram mandados em residências e prédios públicos

O prefeito cassado de Aracoiaba, Antônio Cláudio Pinheiro (PSDB), e sua vice, Maria Valmira Oliveira (PSDB) – a “Dona Bill” – foram alvos de operação do Ministério Público do Ceará (MP-CE) nesta quinta-feira, 6.

Logo pela manhã, diversas viaturas da Polícia Civil, incluindo da Delegacia de Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas (DCCAFP), cumpriram mandados nas residências de ambos e em prédios da Prefeitura.

Segundo o MP-CE, a ação integrou a “Operação Abre Alas” que apura irregularidades em contratos milionários para promoção da festa de Carnaval do município em 2016. Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de busca pessoal e domiciliar nos municípios de Aracoiaba, incluindo nas residências do prefeito e da vice.

Operação cumpriu 14 mandados de busca e apreensão no município

Foram afastados dos cargos ainda o secretário de Finanças e irmão do prefeito, Francisco de Assis Pinheiro, do Meio Ambiente, Alexandre de Oliveira Rezende, e de Educação, Francisco Emílio Campelo.

Segundo o MP, foram comprovadas irregularidades em procedimentos licitatórios para a cessão de uso de bem público do município de Aracoiaba na organização das festividades carnavalescas do ano de 2016 e há indícios de vícios em outros contratos de obras, coleta de lixo e fornecimento de merenda escolar.

Prefeito e vice já haviam sido cassados

Na quinta-feira passada, o Tribunal Regional do Ceará (TRE-CE) confirmou a cassação da chapa dos dois nas eleições de 2016. Com a decisão, tomada de forma unânime, a Corte convocou novas eleições para o Município.

Dona Bill, que renunciou ao cargo de vice-prefeita em dezembro do ano passado, é conhecida por ser mãe do cantor de forró Wesley Safadão. Condenados pela 1ª instância da 67ª Zona Eleitoral, os réus alegavam no recurso cerceamento de defesa e o uso de provas ilícitas na denúncia do caso.

Tagged in:

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles