Pessoas de diversos movimentos sociais e religiosos ocupam a casa que pertenceu a Frei Tito. (Foto: Lia Bruno/Especial para O POVO)

Por Igor Cavalcante

Ocupada há mais de um mês por manifestantes que pedem sua desapropriação, a Casa Frei Tito será transformada em centro de memória homenageando o mártir na luta contra a ditadura militar. Nesta terça-feira, 11, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) se reuniu em audiência pública com a família do religioso e se comprometeu a atender a demanda dos atuais ocupantes do local. Ele irá decretar o espaço como bem de utilidade pública para, futuramente, implantar o memorial.

O prédio histórico, localizado no número 362 da rua Rodrigues Júnior, no Centro de Fortaleza, está provisoriamente tombada desde 22 de junho de 2011. De acordo com o Decreto Municipal 12.843, a casa não pode ser vendida ou modificada. Contudo, o imóvel está com parte do teto e do reboco das paredes comprometidos. No espaço, ainda falta instalação de água e as fiações estão expostas.

No último dia 10 de agosto, manifestantes ocuparam o prédio reivindicando a desapropriação definitiva. Eles denunciaram ameaças de supostos proprietários da casa ordenando que eles deixassem o local. Na última segunda-feira, 10, O POVO publicou nota assinada pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor) informando que o tombamento do imóvel estava em fase de estudos históricos e arquitetônicos. “O processo vem sendo tratado de forma prioritária pela gestão”, garantia o documento.

Memorial

Na audiência pública realizada nesta terça-feira, foi estabelecido um cronograma para a execução do projeto. Nos próximos dias, será emitido o decreto de interesse público do Município. Em seguida, serão promovidas negociações para a desapropriação. Paralelamente, a partir da formação de comitê intersetorial, será definida a natureza das atividades que serão desenvolvidas no espaço, como exposições e debates.

Segundo o prefeito, a perspectiva é de que até o fim do ano toda a parte burocrática esteja resolvida com os atuais proprietários do espaço. “Será realizada uma avaliação oficial da Prefeitura em relação ao valor atual do imóvel e haverá a tentativa de negociação administrativa com o proprietário”, explicou.

Quem foi Frei Tito?

Nascido em Fortaleza em 1945, Tito de Alencar Lima estudou no Liceu do Ceará e foi desde cedo engajado com a religião e o movimento estudantil. Tornou-se frei em 1966, na Ordem Dominicana de Belo Horizonte, e seguiu para São Paulo no mesmo ano para estudar Filosofia na USP.

Em 1968, foi preso ao participar do 30º Congresso da União Nacional dos Estudantes. Fichado, o frei tornou-se alvo da repressão militar. A prisão seguida de tortura aconteceu em 1969, quando Tito foi acusado, junto a outros religiosos, de ajudar Carlos Marighella, um dos líderes da Aliança Libertadora Nacional.

Mantido no Departamento de Ordem Política e Social (Dops), Frei Tito foi submetido a palmatória e choques elétricos. Em 1970, foi levado para a sede da Operação Bandeirantes onde sofreu torturas que o levaram à tentativa de suicídio. O cearense foi socorrido a tempo.

Escondido na Itália, Tito não conseguiu apoio dos religiosos e encontrou lar na França, país onde deu seu último suspiro no dia 10 de agosto de 1974, quando foi encontrado enforcado.

About the Author

Carlos Holanda

Repórter de Política do O POVO

View All Articles