Dra. Mayra pediu que a Polícia identifique compartilhamentos criminosos de fotos íntimas (Foto: Divulgação/PSDB-CE)

Dra. Mayra pediu que a Polícia identifique autores de compartilhamentos criminosos de fotos íntimas (Foto: Divulgação/PSDB-CE)

A candidata do PSDB ao Senado pelo Ceará, Dra. Mayra Pinheiro, entrou com notícia-crime na Polícia Federal contra o compartilhamento criminoso de fotos íntimas dela nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

Em nota oficial, a candidata relata que teve o computador pessoal invadido em 2015 por um criminoso, que furtou e adulterou uma série de fotos íntimas. “Agora, incomodados com o crescimento da nossa campanha, pessoas inescrupulosas e com motivação política, estão fazendo o uso criminoso destas imagens para atacar a minha integridade”, diz Mayra.

No documento, a candidata do PSDB afirma que já está tomando “todas as providências” contra os criminosos, com acionamento da Justiça e da Polícia Federal no sentido de identificar e punir os responsáveis. “Faço um alerta para quem não sabe: comete o mesmo crime quem oferece, distribui ou difunde imagens roubadas”, destaca a candidata.

Pelo Código Penal Brasileiro, este tipo de conduta se enquadraria no crime de invasão de dispositivo informático (artigo 154-A). Conhecido no Brasil após a edição da chamada “Lei Carolina Dieckmann”, de 2012, o crime pode gerar pena de detenção de três meses a um ano, além de uma possível indenização à vítima.

“Reitero minha indignação e aproveito a oportunidade para me solidarizar com todas aquelas que também sofreram violência e tentativas de ultraje. Tudo não passa da ação criminosa de verdadeiros marginais, que desconhecem ou afrontam a lei, incomodados com o protagonismo crescente das mulheres na sociedade brasileira”, diz a nota.

Tagged in:

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles