Por meio de nota divulgada nesta segunda-feira, a Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Pernambuco) repudiou ofensas e xingamentos de apoiadores do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) contra mulheres.

Durante passeata pró-Bolsonaro no último domingo, em Recife, aliados do capitão da reserva convidaram os participantes a cantarem um funk cuja letra compara mulheres feministas a “cadelas” e diz que vai lhes oferecer “ração na tigela”.

O ato, intitulado “Marcha da Família com Bolsonaro”, reuniu centenas de pessoas na avenida Boa Viagem, litoral de Recife.

“Os estarrecedores trechos da música”, registra a nota, “reduzem as mulheres à condição análoga de seres irracionais e incitam o ódio, a violência e o preconceito contra aquelas que se reconhecem feministas e/ou que têm orientação política diversa do aludido candidato”.

O comunicado prossegue ainda: “Em tempos em que, a cada dois segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil, segundo dados do Relógio da Violência do Instituto Maria da Penha, não se pode admitir que (…) qualquer partido político (…) ofenda publicamente uma coletividade de mulheres”.

A manifestação é assinada por Ana Luiza Mousinho, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PE.

Na capital pernambucana, Bolsonaro lidera a corrida eleitoral com 23% da preferência, à frente de Fernando Haddad (PT), que tem 17%.

No Estado, porém, o petista passa à liderança, com 24%, e o deputado federal aparece em segundo, com 17%.

O militar está hospitalizado desde o dia 6 de setembro, quando sofreu ataque a faca em atividade de campanha em Juiz de Fora (MG).

O candidato é o líder em todas as pesquisas de intenção de voto feitas até agora.

Para ler a íntegra da nota da OAB-PE, clique aqui.

Para ler matéria sobre protesto de plateia contra Bolsonaro durante show de Chico Buarque em Fortaleza no último sábado, clique aqui.

 

 

About the Author

Henrique Araújo

Jornalista do Núcleo de Política do O POVO

View All Articles