A aliança informal na base governista no Ceará deverá eleger os dois senadores, pelo que aponta a pesquisa Ibope. A supremacia da aliança camilista é absoluta. Mas, não é homogênea. O governador lidera com impressionantes 69% de intenções de votos na campanha pela reeleição. Para senador, Cid Gomes (PDT) tem 64%. Muito próximo de Camilo. O segundo candidato, em aliança informal, é Eunício Oliveira (MDB). Tem 39%. No mínimo, 39% dos votos de Cid não vão ainda para Eunício.

Cid, Eunício e Camilo tomam café em Sobral

Cid e Eunício, candidatos a senador, em ato de campanha com Camilo em Sobral. (Foto: divulgação)

Não dá para dizer que a aliança informal governista não seja bem-sucedida. Caminha, conforme o Ibope, para eleger os dois senadores do Estado nesta eleição, e com folga.

A oposição, pela pesquisa, não representa ameaça. Havia burburinho sobre Eduardo Girão (Pros) ameaçar Eunício. Está mais é ameaçado por Mayra Pinheiro (PSDB), sua colega de aliança. Estão tecnicamente empatados. Na oposição, o voto casado tem funcionado muito bem. Pena para eles que são poucos votos.

Mesmo assim, a pesquisa evidencia o que se via nos bastidores. Muitos dos eleitores de Cid não votam em Eunício. Cerca de quatro em cada dez.

Não é surpresa. Fica difícil convencer eleitor da sinceridade dos elogios mútuos depois de quatro anos de ataques e denúncias.

About the Author

Érico Firmo

Colunista de Política e editor do O POVO

View All Articles