André Fernandes iniciou carreira como humorista e passou a ser militante pró-Bolsonaro (Foto: Reprodução/Facebook)

Com 100% das urnas apuradas, o cearense André Fernandes (PSL), 20, foi o candidato a deputado estadual mais bem votado da eleição deste ano, com 109,7 mil votos. Alinhado ideologicamente à direita, o futuro parlamentar ganhou notoriedade após publicar vídeos pró-Bolsonaro e com críticas a políticos nas redes sociais.

De discurso conservador e abertamente “armamentista”, o jovem iniciou carreira nas redes como humorista, publicando vídeos com paródias e piadas com situações do dia a dia. A fama, no entanto, decolou após o youtuber começar a gravar vídeos com posições políticas.

Desde o ano passado, o cearense publica nas redes vídeos em defesa da candidatura de Jair Bolsonaro (PSL). Um dos vídeos, que veicula um jingle para o candidato, ultrapassa os 1,2 milhão de visualizações. No YouTube, canal do deputado eleito conta com cerca de 500 mil seguidores.

De língua afiada e estilo sem meias palavras, Fernandes acumulou polêmicas em seus vídeos com outros youtubers e políticos – incluindo Ciro Gomes (PDT). Um dos embates mais fortes veio com a jornalista brasileira Patrícia Lélis , que chegou a desafiar o youtuber para um debate.

“Debater com alguém que não agrega em nada não tem futuro, mas aceitaria um debate com alguém maior, como o Ciro Gomes”, respondeu. Em outro vídeo, ele ataca a jornalista repetindo expressões como “doida”.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles