Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nega que tenha declarado apoio a Haddad no segundo turno (Foto: Agência Brasil)

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso negou nesta segunda-feira que irá apoiar o petista Fernando Haddad no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PSL).

Pelo Twitter, FHC afastou boato de que teria se declarado eleitor de Haddad na disputa contra o militar da reserva, que terminou o primeiro turno com 46% dos votos ante 29% do ex-prefeito de São Paulo.

“As redes divulgam que apoiarei Haddad. Mentira: nem o PT nem Bolsonaro explicitaram compromisso com o que creio”, escreveu o ex-presidente.

“Por que haveria de me pronunciar sobre candidaturas que ou são contra ou não se definem sobre temas que prezo para o país e o povo?”, completou.

Instado a se posicionar nesta nova etapa da corrida eleitoral, o tucano afirmou noutra postagem que “os candidatos vitoriosos devem dizer o que farão com o Brasil, não quem perdeu”.

E concluiu: “Não concordo com o reacionarismo cultural e o descompromisso institucional de uns vitoriosos e tampouco com a corrupção sistêmica e com apoio ao arbítrio na Venezuela e em outros países”.

A fala embute crítica indireta a Bolsonaro e Haddad, que avançaram nas eleições.

O presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, terminou o pleito com 4,5% dos votos.

Ex-governador de São Paulo, ele ainda não se manifestou sobre apoio no segundo turno.

About the Author

Henrique Araújo

Jornalista do Núcleo de Política do O POVO

View All Articles