O eleitor decidirá entre Bolsonaro e Haddad no dia 23 de outubro. (Foto: Agência Brasil)

A primeira pesquisa Datafolha de intenção de voto após o primeiro turno das eleições presidenciais será divulgada às 19 horas desta quarta-feira, 10. Um primeiro levantamento já veio a público pela revista Veja e consultoria Ideia Big Data. Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 54% dos votos válidos contra 46% totalizados por  Fernando Haddad (PT). Em votos totais, Bolsonaro aparece com 48%, Haddad, 41%.

No último domingo, após fechamento e apuração das urnas, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) apareceu com 46,03% dos votos válidos – 49.276.990 votos – contra 29,28% de Fernando Haddad (PT) – o equivalente a 31.342.005 de votos. Para a segunda parte do pleito, Guilherme Boulos e o Psol anunciaram apoio a Haddad.

Outro integrante do campo chamado progressista, Ciro Gomes e o PDT darão “apoio crítico” a Haddad. Em nota, o partido diz que a postura tem intuito de  “evitar a vitória das forças mais reacionárias e atrasadas do Brasil”.

O termo “apoio crítico” já havia sido mencionado pelo presidente da sigla, Carlos Lupi. Sobre o segundo turno, Ciro já havia garantido em entrevista que “ele, não”, em referência ao candidato do PSL.

O PSDB liberou o voto dos filiados para o segundo turno. Um dos principais mentores da sigla, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que não se sente representado por nenhum dos dois projetos. José Serra foi na mesma linha de FHC.

Na contramão dos dois, João Doria (PSDB) posicionou-se em favor do capitão reformado: “sou anti PT e reitero meu apoio a Jair Bolsonaro”, escreveu no Twitter.

About the Author

Carlos Holanda

Repórter de Política do O POVO

View All Articles