Da esquerda para a direita: Eduardo Girão (Pros), Heitor Freire (PSL) e Capitão Wagner (Pros). Grupo se reuniu ontem em Fortaleza (Foto: Divulgação)

Grupo de parlamentares do Ceará deve encontrar o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) na quarta-feira da semana que vem.

Presidente do PSL e deputado federal eleito, Heitor Freire integra comitiva formada também por Capitão Wagner (Pros) e Eduardo Girão (Pros).

Deputado estadual, Wagner conseguiu uma cadeira na Câmara dos Deputados nas eleições de 2018. Girão, que é empresário, foi eleito senador. Ambos declararam apoio a Bolsonaro.

Heitor, Wagner e Girão se reuniram ontem pela primeira vez desde o fim do segundo turno presidencial. No escritório do pesselista, discutiram alinhamento da oposição ao governo de Camilo Santana, do PT.

Segundo participantes do encontro, o objetivo da reunião prevista com Bolsonaro na quarta-feira, 21, é acertar diretrizes da atuação parlamentar no Congresso.

No Ceará, Wagner é cotado para disputar a Prefeitura de Fortaleza em 2020, com a vice indicada pelo PSL.  O deputado já concorreu ao Paço em 2016, mas foi derrotado por Roberto Cláudio (PDT), que se reelegeu prefeito.

Um tucano no ninho de Bolsonaro

Além do encontro com os parlamentares, Heitor Freire também conversou com o deputado federal tucano Danilo Forte na quinta-feira da semana anterior, 8 de novembro – um dia antes de almoço do pesselista com empresários no Ideal Clube.

Questionado sobre a pauta com Forte, Heitor disse que se tratou de diálogo informal, apenas para “tomar café”. Segundo ele, não houve discussão a respeito de indicações para cargos federais no Ceará.

A reunião entre Heitor e Forte não foi realizada na sede do PSL, mas numa sala do edifício Torre Quixadá onde funciona o escritório de João Paulo Sombra Peixoto.

Sombra é sócio da Viana Peixoto Advogados Associados, da qual também faz parte o seu irmão, David Sombra Peixoto, juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) nomeado em outubro do ano passado.

O TRE-CE é o órgão responsável por julgar as contas de campanha dos candidatos a cargos legislativos e do Executivo.

De acordo com o tribunal, em notícia divulgada no site, David Sombra foi escolhido para a função em decreto assinado em 17 de outubro de 2017 pelo próprio presidente da República, Michel Temer (MDB), aliado do presidente do Senado, o emedebista Eunício Oliveira.

No Ceará, nomes indicados por Eunício ocupam boa parte dos cargos federais, entre os quais a presidência e diretorias do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

About the Author

Henrique Araújo

Jornalista do Núcleo de Política do O POVO

View All Articles