Vereador Antônio Henrique larga na frente na disputa pela presidência da Câmara Municipal (Foto: Divulgação)

Em encontro realizado na manhã de ontem, no Paço Municipal, o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) e aliados no partido começaram a definir um nome de consenso para a disputa pela Presidência da Câmara Municipal.

O vereador Antônio Henrique, do PDT, deve ser o candidato governista na eleição do dia 3 de dezembro para comandar a Casa, hoje presidida pelo correligionário Salmito Filho, eleito deputado estadual, que também participou da escolha.

Além de Henrique, estiveram na reunião os vereadores Elpídio Nogueira, Adail Jr, Didi Mangueira, Iraguassu Teixeira e Renan Colares, que haviam colocados seus nomes na corrida.

Em conversa com O POVO, Antônio Henrique admitiu ontem que o grupo liderado por Roberto Cláudio e Salmito chegou a um acordo, indicando-o para concorrer à eleição. “Eram conversas que a gente estava aguardando e hoje (ontem) finalmente aconteceram”, disse o parlamentar.

Segundo ele, o presidente do partido em Fortaleza, Roberto Cláudio, reuniu-se com o presidente da Câmara e os nomes que estavam colocados na disputa pela presidência. “Chegamos a um consenso, que é o meu nome”, afirmou.

O vereador afirma ainda que há outro encontro marcado para hoje pela manhã. “Está como certo (o nome dele), mas oficialmente vamos fazer esse registro nesta quinta”, acrescentou.

Conforme o parlamentar, os demais vereadores concordaram em abrir mão de suas candidaturas. “Estamos construindo esse diálogo, que era o que queríamos desde o principio.”

No começo de novembro, em entrevista ao O POVO, Roberto Cláudio chegou a afirmar que o PDT havia decidido que trabalharia por um nome da própria legenda para a Câmara.

“Perguntei se o critério da maior bancada valia e todos, sem exceção, (e os vereadores) entenderam que era razoável a maior bancada indicar o presidente”, disse.

O PDT tem uma bancada de 11 vereadores na Câmara, dos quais seis parlamentares dispuseram-se a brigar pela presidência.

“Claro que eu vou dar meu palpite também, vou dar minhas opiniões, mas tem que ser um nome que seja natural para liderar a Casa e a bancada”, completou o prefeito.

Formado em Administração pelo Centro Universitário Estácio/FIC, Antônio Henrique é técnico em contabilidade. Exerceu a função de diretor administrativo-financeiro do Desafio Jovem do Ceará por dez anos.

Já ocupou assento na Mesa Diretora da Câmara duas vezes (3ª secretaria) e presidiu as Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Orçamento, Fiscalização e Administração Pública.

About the Author

Henrique Araújo

Jornalista do Núcleo de Política do O POVO

View All Articles