Reempossado no cargo de secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e em meio a mais uma crise no setor, o titular da Pasta, André Costa, publicou no Instagram uma fotografia com o recém-nomeado secretário da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque.

André Costa e Mauro Albuquerque (Foto: Reprodução)

O novo secretário foi criticado no dia da posse por declaração polêmica. Ele disse não reconhecer as facções criminosas e ainda prometeu encerrar a divisão de presídios por facções, prática utilizada no Ceará.  Após o pronunciamento, série de ataques foram registrados em Fortaleza e na Região Metropolitana, com explosões e incêndios em ônibus, prédios públicos e privados. Em comunicados deixados nos locais dos crimes, as organizações exigem a saída de Albuquerque. O Conselho Penitenciário do Ceará (Copen) considerou a fala “imprudente”.

“Acocho”

Na publicação, André Costa aproveitou para reforçar que o Governo do Estado não pretende recuar diate das ações das facções. “Todos os bandidos envolvidos nestas ações criminosas serão devidamente responsabilizados e contra eles aplicaremos todo o rigor da lei, estando dentro ou fora dos presídios”, disse.

Ele ainda ressaltou que 45 pessoas já foram presas, mais de 250 internos autuados por motim, resistência e desobediência. “E o acocho não vai parar! Quem manda é o Estado”, concluiu.