Tropa foi criada em 1987 para combater o terrorismo (Foto: Reprodução/Youtube PF)

A Polícia Federal confirmou agora há pouco envio de 30 homens do Comando de Operações Táticas (COT) ao Ceará para reforçar operações da Força Nacional no Estado. O auxílio foi confirmado pela diretora-executiva da PF, Silvana Helena Vieira, em articulação com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB).

Com mais de 100 policiais, o COT é considerado a “tropa de elite” da Polícia Federal. Criado em 1987 para combater o terrorismo, o grupamento passa por rotinas rigorosas de treinamento, indo desde o desarme de bombas e resgate de reféns até o combate ao crime organizado.

Confirmado na tarde desta sexta-feira, o apoio da Força Nacional de Segurança ao governo Camilo Santana (PT) tem previsão de duração de até 30 dias. Segundo o ministro da Justiça, Sergio Moro, pelo menos 300 agentes federais serão enviados ao Ceará, que contará ainda com apoio do Exército e da Polícia Federal.

O auxílio foi aprovado após onda de ataques orquestrados por facções criminosas em diversos pontos do Estado. As ações ocorreriam em represália a mudanças planejadas para o sistema penitenciário pelo governo do Ceará.

Tagged in:

,

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles