Reunião dos deputados estaduais na sala da presidência para oficializar o nome do deputado estadual José Sarto como candidato à presidência da Assembleia Legislativa do Ceará. (Foto: Evilázio Bezerra/O POVO)

Italo Cosme

Candidato da base governista para o comando da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Dr. José Sarto (PDT) afirmou que vai construir uma chapa com proporcionalidade partidária, de gênero e que tenha “compreensão política”. O parlamentar esteve nos estúdios da Rádio O POVO/CBN, nesta segunda-feira, 14, e concedeu entrevista ao jornalista Luiz Viana.

Como de praxe, o partido com maior bancada indica o candidato a presidente do parlamento. Assim, foi escolhido o pedetista Sarto para ocupar o cargo. Agora, o deputado precisa formatar chapa para concorrer à mesa diretora da Casa. “Minha missão é formar uma chapa que dê representatividade, que mantenha a proporcionalidade partidária, que tanto quanto possível de gênero, e tenha uma compreensão política”, afirmou.  

No decorrero da conversa, Dr. Sarto destacou o nome dos outros cotados para assumir o comando do Legislativo cearense –  Zezinho Albuquerque, atual presidente; Tin Gomes e Evandro Leitão, todos do PDT. “Esses companheiros todos têm méritos que sobram para presidir o parlamento estadual. Todos eles têm mais que qualificações, que poderiam indicar qualquer um deles para presidir a Assembleia”.

Para Sarto, a Casa deve ter papel mediador na política estadual. O deputado destacou a expectativa de trazer o debate contra a intolerância e exclusão para pauta na Assembleia. “É uma Casa de iguais, onde temos posições antagônicas, mas que precisamos respeitar”, frisou.  Apesar de se pontuar ainda como candidato, Dr. Sarto sabe que é quase certa sua eleição como presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.

Durante a conversa com o jornalista Luis Viana, Sarto afirmou que o Brasil vive uma crise ética, não só de segurança. O provável próximo comandante do Legislativo cearense afirmou que o momento pelo qual o País atravessa forçará os políticos a mostrarem ao que vieram. Essa crise vai encantonar os parlamentos, para saber quem realmente tem vocação pública e quem realmente é oportunista”, projetou. 

 

José Sarto Nogueira Moreira

O deputado estadual Dr. Sarto é natural do município de Acopiara, no Ceará, é médico e político filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT. Iniciou a vida politica como vereador de Fortaleza, cargo exercido por dois mandatos (1988 – 1992 e 1993 – 1994). Em 1994 foi eleito como deputado estadual. Desde então são sete mandados consecutivos na Assembleia Legislativa cearense. Em 2018, Dr. Sarto foi reeleito em 2018 com 68.937 votos em 160 dos 184 municípios cearenses. O médico e político cearense fala inglês, francês e alemão.