(Foto: O POVO)

O médico cardiologista Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Doutor Cabeto, pertence oficialmente ao secretariado do governador do Ceará, Camilo Santana (PT).  Conforme o Diário Oficial do Estado, ele responde pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa-CE) desde a última quarta-feira, 13.

LEIA TAMBÉM: Diário Oficial traz erro de digitação e diz que “porcaria entra em vigor” na data de publicação

Das principais surpresas entre o secretariado anunciado para o segundo mandato de Camilo, o médico estava impedido de assumir a pasta devido ao Ministério da Educação (MEC), que ainda não o tinha liberado.

Cabeto pertence ao corpo docente da Universidade Federal do Ceará (UFC). A instituição, contudo, já havia aprovado pedido de cessão do médico ao Estado, o que aconteceu no dia 7 de fevereiro, segundo o reitor Henry Campos. Na oportunidade, ele disse ser um prazer que um de seus quadros servisse ao Palácio da Abolição, além de afirmar que pressionaria o MEC por uma definição.

Em 28 de fevereiro e 1º de março, o médico foi procurado e limitou-se a dizer que, embora não oficializado, estava trabalhando diariamente e que “os projetos estão indo bem”.

Até a última terça-feira, 12, respondia pela pasta o atual secretário de Vigilância e Regulação da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha Maia, que foi secretário adjunto da Sesa-CE até o fim de 2018.  Antes de aceitar Cabeto já havia recusado a titularidade na gestão Camilo por pelo menos duas vezes. O cardiologista é tucano e, hoje, exerce a vice-presidência do PSDB no Ceará.

Outra pasta que segue sem o titular anunciado por Camilo é Planejamento.  Mauro Filho seria o ocupante do assento, mas exerce mandato federal na Câmara dos Deputados. Por esta pasta responde o ex-chefe Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, Flávio Jucá.

 

 

Tagged in:

,

About the Author

Carlos Holanda

Repórter de Política do O POVO

View All Articles