Foto (Demétrio Koch, da Agência Pública)

O presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) concedeu passaporte diplomático para o empresário e líder da Igreja Universal Edir Macedo e sua esposa, Ester Eunice Rangel Bezerra.

A confecção dos documentos, que têm validade de três anos, está registrada na edição desta segunda-feira, 15, do Diário Oficial da União.

O líder da Iurd já havia recebido o passaporte especial, reservado a autoridades do Governo, em 2006, sob a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele seria renovado em 2011, já na presidência de Dilma Rousseff (PT), e depois em 2014. Desde janeiro de 2017, todavia, o passaporte diplomático de Macedo havia expirado.

Esse tipo de passaporte é expedido para o presidente, ministros e parlamentares. Esposas e filhos podem receber o benefício, que garante acesso privilegiado na hora do embarque, mas com alcance limitado ao período que durar a missão diplomática.

Desde o início da gestão presidencial, a TV Record, do Bispo Macedo, tem se convertido no principal meio de comunicação de Bolsonaro na grande imprensa.

Segundo jornais, as receitas da emissora com contratos junto à Secretaria de Comunicação do Governo cresceram mais de 650% no último trimestre.

About the Author

Henrique Araújo

Jornalista do Núcleo de Política do O POVO

View All Articles