Pai de Michelle Bolsonaro é natural de Crateús (Foto: Alan Santos / Palácio do Planalto)

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou nesta terça-feira, 16, projeto que concede à primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, o título de cidadã de Fortaleza. De autoria de Priscila Costa (PRTB), a matéria destaca origens cearenses de Michelle e foi subscrita por outros 29 vereadores, vários deles da base do prefeito Roberto Cláudio (PDT).

A medida foi aprovada por 23 votos contra três, com quatro abstenções. Se posicionaram contra a homenagem Guilherme Sampaio (PT), Larissa Gaspar (PPL) e Ronivaldo Maia (PT). Casada com Jair Bolsonaro (PSL) desde 2007, Michelle é filha de Vicente de Paulo Reinaldo, o “Paulo Negão”, natural de Crateús.

Justificando a proposta, Priscilla Costa destacou trabalho da primeira-dama com pessoas com deficiência, especialmente surdos. “Fico feliz com a oportunidade de valorizar outra mulher. Michelle não representa uma ideologia partidária, ela representa o brilhantismo da mulher comum. São mulheres anônimas que ajudam a construir o nosso”, disse a vereadora.

Placar da votação do projeto (Divulgação/CMFor)

Outro lado

Líder do PT, Guilherme Sampaio (PT) disse que não possui nenhum problema em apoiar títulos de nomes de adversários de seu partido, mas negou no caso de Michelle. “A primeira-dama recém assumiu uma posição de destaque público,  e isso não foi suficiente ainda para que ela pudesse demonstrar serviços ao povo de Fortaleza que justifiquem homenagem”, disse.

“A trajetória dela de militante pelos deficientes auditivos é louvável mas, antes, pensaria em homenagear a professora Águeda, do Instituto dos Surdos, ou o Nilton Câmara (professor da UECE e grande articulador de cursos de libras no Ceará)”, disse, destacando ainda proposta de Bolsonaro em reduzir benefício de prestação continuada para deficientes auditivos.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles