Foto: Divulgação

Ao menos 53 bolsas de pesquisa de mestrado, doutorado e pós-doutorado da Universidade Federal do Ceará (UFC) foram eliminadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação subordinada ao Ministério da Educação (MEC).

Segundo a universidade, o congelamento atinge 23 bolsas de mestrado e 20 de doutorado de programas com notas até cinco, além de dez bolsas de pós-doutorado com a mesma avaliação. As informações são da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC.

A instituição também informou que foram recolhidas bolsas de programas com notas 6 e 7, “justamente aquelas consideradas de excelência internacional”.

O estrago no setor de ponta da pesquisa na UFC, porém, ainda é desconhecido, já que essas bolsas são geridas diretamente pelos programas de pós-graduação.

Até agora, todos os segmentos da universidade vêm sendo atingidos de modo indiscriminado. De acordo com a entidade, cujo orçamento para custeio já havia perdido R$ 46 milhões após contingenciamento feito pelo ministro da Educação Abraham Weintraub, os cortes levados a cabo pelo governo “são aleatórios”, sem obedecer a qualquer critério.

Na UFC, os casos mais graves se concentram nas bolsas distribuídas nos programas de pós-doutorado porque, conforme a Pró-Reitoria, retira-se a subvenção de pesquisadores “ainda sem vínculo empregatício, mas com titulação de doutor e, portanto, forte formação acadêmica” e que “pretendem desenvolver suas pesquisas na UFC”.

A universidade acrescenta ainda que os “pós-doutorados atraem bons profissionais e pesquisadores em formação de outras instituições, estados e até países”.

O recolhimento das bolsas, defende a UFC, “cria graves problemas para pessoas que se afastaram de suas localidades, por vezes abandonando empregos, para incrementar sua formação científica conosco”.

O congelamento do financiamento para pesquisa incide sobre as bolsas consideradas com vacância pela Capes no mês de maio.

A UFC argumenta, porém, que “é próprio da dinâmica dos cursos de pós-graduação que algumas bolsas fiquem ociosas por algum tempo (alguns meses, no máximo), no caso em que alguns alunos concluem seus cursos ao defenderem suas dissertações e teses”.

Em todo o País, o governo promove suspensão de recursos das universidades e institutos federais na escala de até 30%. Apenas no Ceará, como O POVO mostrou na última semana, foram congelados R$ 108 milhões de UFC, Unilab, UFCA e IFECE.

About the Author

Henrique Araújo

Jornalista do Núcleo de Política do O POVO

View All Articles