Roberto Cláudio é filho de servidores da UFC (Foto: Evilázio Bezerra/O POVO).

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) se manifestou em apoio às mobilizações nacionais contra cortes na educação brasileira. Destacando importância de que a pressão sobre o governo federal se mantenha, o gestor pediu “sensibilidade” do Planalto para reverter a medida.

“É muito importante que a gente se mantenha mobilizado, e que haja uma grande pressão das entidades de educação, da classe política e das pessoas de bem, que têm clareza de pensamento e não estão atrás somente da disputa política, eleitoral”, disse.

Nesse sentido, o prefeito destacou importância das universidades federais na produção de pesquisa e inovação no País. “Por essa razão que esse corte aleatório, sem nenhum tipo de explicação, nos preocupa. Ele vai, invariavelmente, afetar a qualidade do trabalho”, afirma.

O prefeito ainda se disse preocupado com a ausência de confirmação pelo novo governo da manutenção ou não do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). “É o nosso principal instrumento de expansão e qualificação do ensino”, diz.

“Espero que haja sensibilidade daqueles que hoje fazem a política da educação brasileira para voltar atrás, repensar suas decisões”, diz RC, que é filho de um ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e de uma servidora da mesma instituição.

Tagged in:

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles