Ricardo Luiz foi nomeado reitor da UFCA nesta segunda-feira (Foto: Divulgação)

Oficializado nesta segunda-feira, 3, como reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), o professor Ricardo Luiz Lange Ness já chorou ao comentar cortes de 30% anunciados pelo Ministério da Educação (MEC) para a instituição.

O episódio ocorreu logo após o anúncio do contingenciamento, no início de maio, em entrevista do reitor à Rádio CBN Cariri. Comentando o impacto dos cortes no funcionamento das atividades da UFCA, Ricardo Luiz se emocionou ao falar sobre um projeto do curso de Música que forma alunos cegos para a leitura de partituras em braile.

“São pequenas ações, e eu, peço desculpas, me emociono, mas isso não é divulgado”, disse. “O papel da universidade é transformar realidades. Das pequenas realidades dos indivíduos à realidade da região. E hoje o que está posto é uma desqualificação daquilo que a universidade pública, federal, tem feito (…) a gente tem inúmeras atividades de grande impacto na região”.

Ricardo Luiz disse ainda que a universidade foi pega “de surpresa” com os cortes, uma vez que a UFCA já tinha tido quase R$ 10 milhões do orçamento bloqueado no ano passado. “Juntando esses dois cortes, tivemos quase 47% do nosso orçamento bloqueado. A única boa notícia é que o Pnaes, que é o programa de assistência estudantil, não foi bloqueado”.

A nomeação de Ricardo Luiz foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda. Ele era o primeiro da lista elaborada pelo Conselho Universitário do UFCA e já era reitor pro tempore da instituição desde 2016. Eleito vice-reitor , ele assumiu a reitoria após a cabeça da chapa, professora Suely Salgueiro, ser redistribuída para a Universidade Federal do Ceará (UFC).

Primeiro lugar também na consulta feita à comunidade acadêmica da UFCA, Ricardo Luiz figurava em lista que já aguardava nomeação do presidente da República desde o ano passado. Com a nomeação do novo reitor, segue expectativa em torno das nomeações para as outras instituições federais de ensino superior do Ceará, incluindo a UFC, a Unilab e o IFCE.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles