O deputado André Fernandes (PSL) publicou nas redes sociais nesta terça-feira, 18, imagem em que aparece de pé em um ônibus com a legenda “indo trabalhar”.

Imagem foi divulgada por André Fernandes no Twitter (Foto: Divulgação)

A mensagem foi postada em dia marcado por ataques ao deputado na Assembleia Legislativa. Ainda de viagem a Brasília, ele não compareceu à sessão da Casa.

Durante toda a manhã desta terça-feira, 18, deputados se revezaram na tribuna do Legislativo em respostas a acusação feita por Fernandes contra o deputado Nezinho Farias (PDT). Em denúncia levada ao Ministério Público do Estado (MPCE), o deputado do PSL acusou o colega de ter relações com facções criminosas no Ceará.

Jogo do Bicho x E-sports

Segundo Fernandes, a denúncia possui como indício projeto apresentado por Nezinho que supostamente tentaria legalizar o “jogo do bicho” no Ceará. Acontece que a proposta citada na denúncia na verdade trata da regulamentação dos e-sports (modalidade competitiva de jogos eletrônicos) no Estado. A acusação gerou revolta entre deputados.

“Se tiver um indício de ligação minha com facção eu renuncio (…) agora, quero ver se ele renuncia se estiver errado”, disse Nezinho, que disse ter colocado seus sigilos fiscal e telefônico a disposição do MPCE. “Não cheguei ontem aqui por causa de redes sociais (…) eu tenho 60 anos, mais de 30 anos de vida pública”, disse.

Na sessão desta terça, pelo menos 17 parlamentares fizeram discursos críticos à acusação do deputado. “Uma denúncia tão sem pé nem cabeça que é risível. É deprimente que se jogue a vida das pessoas na lama dessa forma irresponsável”, disse Evandro Leitão (PDT), que defendeu “punição exemplar” ao deputado no Conselho de Ética da Casa, que já possui pelo menos duas ações contra ele.

Ausência no plenário

Apesar da foto divulgada no Twitter pela manhã, Fernandes não compareceu à Assembleia. A agenda dos deputados, no entanto, não precisa ser necessariamente cumprida na Casa e ele pode cumprir agenda externa. Mesmo assim, a presença do parlamentar foi cobrada por vários colegas.

“É lamentável, uma pena mesmo, que ele não esteja aqui para a gente falar olhando para ele”, disse Heitor Férrer (SD). O deputado Júlio César Filho (PDT) brincou com a foto: “Ele postou agora há pouco uma foto no ônibus dizendo ‘vindo trabalhar’. Deve ter furado o pneu”, disse.

Procurada pelo Blog Política, a assessoria de imprensa do deputado disse que André Fernandes continua de viagem a Brasília. Na tarde de ontem, ele cumpriu agenda com o presidente Jair Bolsonaro (PSL). O deputado, no entanto, deve divulgar vídeo ainda nesta terça-feira se manifestando sobre os ataques na Casa.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles