Em meio à série de polêmicas protagonizadas pelo político cearense André Fernandes (PSL), o parlamentar atacou um internauta que o provocou no Instagram. Comparado a um jumento, o deputado mais jovem do País e mais bem votado do Ceará reagiu: “igual o corno do teu pai montado na quenga da tua mãe”, disse.

A foto já era uma resposta de Fernandes a críticas, tanto de eleitores quando de colegas parlamentares, a uma imagem publicada por ele supostamente indo trabalhar “de ônibus” em Brasília. Na legenda da nova fotografia ele escreveu: “muita gente me criticou porque postei uma foto indo trabalhar de busão, então agora vou de jumento”, disse.

André Fernandes ataca internauta após provocação

Polêmica

Com seis meses de mandato, André Fernandes já é alvo de representações no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa (AL) do Ceará. Isso porque, no último dia 12 de junho, o deputado disse que recebe “todo dia” denúncia de deputados estaduais envolvidos com facções criminosas.

Questionado por colegas de Casa sobre as provas de tais acusações, o político encaminhou denúncia ao Ministério Público do Ceará (MPCE) no dia 14 de junho. Contudo, o documento protocolado pelo deputado não tem provas e confunde e-sports com jogo do bicho.

E-sports x Jogo do bicho

Apesar de sigilosa, a denúncia de três páginas foi obtida pelo Blog Política. Na ação, Fernandes diz que já vinha recebendo denúncias contra o deputado Nezinho Farias (PDT), mas decidiu levar o assunto à Justiça após o mesmo parlamentar apresentar um projeto de lei que teria relação a essa acusação.

O projeto citado como indício de relação com facções criminosas recebeu voto favorável do próprio deputado do PSL na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia. A revelação do que foi levado pelo deputado ao MPCE causou revolta entre deputados, principalmente de Nezinho Farias.

Denúncias

Em meio às discussões, o partidos PSDB e PDT representaram contra o deputado no Conselho de Ética Assembleia. Os tucanos apresentaram a manifestação no último dia 19, já os pedetistas acionaram o Conselho nessa segunda-feira, 24. Eles defendem que a fala ofendeu todos os parlamentares e feriu o decoro parlamentar.

[OPINIÃO] Fernandes alivia com deputados e briga com MP

No mesmo dia, Fernandes fez movimento estratégico e lamentou (sem se desculpar) que o nome de Nezinho Farias tenha sido exposto. Disse que não acusou ninguém nem foi generalista na denúncia. (Na ocasião, ele disse: “Nem todos, mas alguns fazem parte desse jogo”).

Ao mesmo tempo, o deputado queixou-se do vazamento de sua denúncia e criticou o MPCE. A Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) respondeu em nota. Apontou falta de provas no documento recebido e ressaltou que a denúncia feita ao MP não era sigilosa.

Podcast discute consequências para André Fernandes da denúncia:

Listen to “#40 – Quais as consequências da denúncia de André Fernandes de que deputado integra facção?” on Spreaker.

Tagged in: