Candidato a reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), o advogado e professor Cândido Albuquerque se reuniu na manhã de terça-feira, 9, com o ministro da Educação, Abraham Weintraub. O encontro ocorreu às 9h30min, no gabinete ministerial.

Agenda do ministro da Educação

De acordo com o professor, a audiência não teve “nada de especial”. “Fomos lá tomar um café, conversar, só tomar um café. Fui explicar meus projetos, o que eu penso para a Universidade, qual a minha visão para a Universidade, fundamentalmente foi isso”, disse.

Segundo na listra tríplice de indicados para comandar a Reitoria da UFC, Cândido disse que o assunto não foi tratado no encontro com o ministro. “Não, não foi discutido isso, não. Apenas pedi uma audiência para expor o meu plano para a UFC”, garantiu.

Cândido foi o terceiro na consulta à comunidade universitária, com 610 votos. O primeiro colocado foi o atual vice-reitor, Custódio Almeida, com 7.772 votos. Em segundo lugar, ficou o professor Antônio Gomes de Souza Filho, atual pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, com 3.499 votos.

Todavia, na composição da lista tríplice, Gomes não quis integrar a relação. Na lista composta pelo Conselho Universitário, Custódio foi o primeiro (25 votos), Cândido o segundo (9 votos) e a professora Maria Elias Soares foi a terceira (8 votos), incluída para fechar a relação com três nomes. As três opções foram encaminhadas ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), que poderá indicar qualquer deles para reitor da UFC.

Diretor da Faculdade de Direito, Cândido Albuquerque já defendeu que “universidade não é local para criar guetos ideológicos”.

LEIA TAMBÉM

Bolsonaro nomeia professor crítico dos cortes como reitor da UFCA

Bolsonaro nomeia segundo na lista tríplice para universidade mineira