Reitoria da UFC (Foto: Evilázio Bezerra/O POVO)

O Colégio de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) cancelou uma conferência do professor de Filosofia Manfredo Oliveira sobre o tema “tolerância e democracia”.

Diretor do CEA, o professor Cesar Barreira alegou prudência para suspender o evento, que seria realizado nesta quarta-feira, às 16 horas, no auditório da reitoria da UFC.

No local, estudantes mantêm um acampamento em protesto contra a nomeação de Candido Albuquerque para reitor da instituição, feita pelo presidente Jair Bolsonaro na semana passada.

Barreira diz que o cancelamento se deve “à situação da universidade”. Segundo ele, “para evitar possíveis problemas, achamos mais prudente cancelar. Foi uma decisão do próprio colégio”.

Questionado sobre os eventuais riscos que um debate sobre tolerância e democracia poderia apresentar à UFC, Barreira avaliou que “qualquer tema hoje, independente do clima da universidade, desperta muitas leituras”.

O diretor acrescentou: “O conferencista é muito ponderado. Hoje a questão da tolerância é um termo muito usado. Mas, pra mim, qualquer temática pode levar a outros tipos de reflexões”.

O CEA é órgão diretamente subordinado ao gabinete do reitor Candido. Perguntado se houve interferência da reitoria no cancelamento, Barreira disse que não.

“Achamos mais prudente não fazer pra evitar possíveis coisas”, respondeu.

A reportagem insistiu em saber quais eram os temores do CEA ao suspender a atividade acadêmica. Barreira declarou: “Foi prudência. Acho que a palavra prudente diz tudo. Está havendo manifestação de estudantes no pátio, no local da palestra”.

Mais cedo nesta terça-feira, porém, a diretoria do CEA já havia enviado uma nota informando que a decisão de cancelar a conferência tinha sido tomada por razões técnicas.

“Prezadas colegas e caros colegas”, registrava a nota, “por motivos extraordinários e técnicos, a conferência do professor Manfredo Oliveira foi adiada para uma nova data, que será comunicada o mais breve possível”.

Conforme o diretor, ainda não há data para o evento.

About the Author

Henrique Araújo

Jornalista do Núcleo de Política do O POVO

View All Articles