POPssauro

Jurassic Pop: Middle Of Nowhere dos Hanson faz 15 anos

111 46

Nos últimos anos da década de 90, nós vimos uma transição da música pop, da mistura de hiphop e gangsta rap para algo mais chiclete e gloss pop (algo entre Backstreet BoysBritney Spears). Mas antes de “…Baby One More Time”, e antes mesmo das boy bands regrarem o Top 10 da MTV, o mundo Pop já tinha o que comemorar.

A banda que dominava as paradas era os irmãos Hanson, que é bem diferente dos Jonas Brothers ou das boy bands comuns, como N’sync. Confira no post abaixo…

Com vocais que lembravam o Jackson 5, três irmãos louros de Oklahoma esmagaram o Mundo Pop com seu primeiro álbum. Middle Of Nowhere, que na verdade é o terceiro álbum de estúdio, mas o primeiro lançado por uma gravadora comercial, foi lançado ainda em 1997.

Embora suas canções de sucesso tivessem a ajuda de compositores e produtores veteranos como Desmond Child, a música funcionou porque os meninos sentiam a música.

Taylor, Zac e Isaac, com seus longos cabelos dourados e vocais não muito maduros, escreviam suas próprias canções e tocavam seus próprios instrumentos. Além disso não confiavam em trajes estilizados e movimentos sincronizados para conseguir chamar atenção das massas. Era como um chiclete honesto e não falsamente criado.

Lançado do dia 6 de Maio de 1997, Middle of Nowhere foi recebido pela crítica como um novo ar para o POP e trouxe cinco hits mundiais. Incluindo o único single #1 dos EUA do grupo “MMMBop.”

O álbum chegou ao 2º lugar da parada de álbum, chegando a vender mais de 10 milhões de cópias pelo mundo. O que sem o iTunes ou Downloads ilegais, isso quer dizer muito CD.

Os irmãos Hanson eram adolescentes (ou jovens no caso do Zac) quando eles foram contratados pela gravadora Mercury/Polygram Records. Porém eles já tinham 5 anos de experiência compondo, gravando e se apresentando com seu próprio material. Antes de Middle of Nowhere, eles gravaram e lançaram os álbuns Boomerang MMMBop.

Mas quando eles vieram com o Middle of Nowhere, os meninos fizeram um trabalho diferente com os produtores. A diferença mais notável foi a transformação de “MMMBop” de uma balada para uma faixa com batidas viciantes, com um refrão sem-sentido que fazia você escutá-la por horas a fio.

A música, eventualmente, arrematou duas indicações ao Grammy, chegou ao topo de mais de 20 países, e hoje é um clássico dos anos 90.

Muitas pessoas (inclusive eu, haha) pensavam que o segundo single do grupo, “Where’s The Love,” era uma regravação de uma música antiga de rock-and-roll, mas na verdade é uma música homônima e original.

A música é um pop que mostra a habilidade da banda de harmonizar. A música chegou ao 6º lugar das rádios americanas, indo também ao 4º lugar do Reino Unido. Confira o clipe de Where’s The Love:

Os Hanson lotaram arenas e vendiam qualquer coisa onde sua imagem estivesse estampada, chegando a haver um tipo de HansonMania entre todas as adolescentes da época.

A febre era tanta que cada membro do grupo tinha seu próprio guarda-costa, que os protegia das milhares de garotas. E eles cultivavam isso tudo com suas imagens.

Os dois singles posteriores, “Thinking of You” e “I Will Come To You”, provaram que eles não precisavam de danças sensuais para conseguir o coração das garotas: Tudo o que se precisa é um par de olhos azuis, longos cabelos loiros e músicas românticas.

O quarto single do Middle Of Nowhere trouxe um dos vídeos mais enigmáticos do grupo, “Weird” foi gravado na Times Square de New York e no metrô da cidade. O vídeo mostra todas essas pessoas diferentes que passam por nossas vidas.

O vídeo foi gravado pelo renomado diretor Gus Van Sant, e a sala que rotacionava foi construída pelo Tom Foden que também desenhou a nave do vídeo “Scream” de Michael Jackson e Janet Jackson.

Desde 1997, o trio lançou um grande número de álbuns, incluindo um álbum de natal, chamado Snowed In e o Shout It Out, um álbum de 2010, o 15º álbum, que foi lançado pelo próprio selo da banda 3CG Records.

A banda, que agora está com 20 anos de carreira (o que impressiona é que eles ainda não muito novos, Isaac, 31, Taylor, 29 e Zac, 26), cresceu de uma banda de garagem para um selo independente.

É certo dizer, que se não fosse pelo sucesso de Middle of Nowhere e de MMMBop, Hanson não passaria de mais uma banda de irmãos tentando o sucesso. Mas eles fizeram o seu papel na indústria e viraram inspiração para outros artistas.

PARABÉNS PELO 15 ANOS, HANSON!

Recomendado para você