Organização Internacional do Trabalho garante que qualidade de vida é essencial para o bem-estar do trabalhador e bom funcionamento da empresa

Qualidade de vida no trabalho é um assunto sempre falado dentro das empresas. Mas como é possível garantir essas ações no ambiente organizacional? O Sistema Fecomércio e o Sesc promovem ações que buscam oferecer bem-estar aos trabalhadores de empresas de comércio de bens, serviços e turismo.

O termo passou a ser utilizado a partir da década de 1950. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) entende que qualidade de vida no trabalho como o conjunto de ações de uma empresa que visam proporcionar melhor condições laborais. Ainda segundo a organização, empresas que apresentam trabalhadores motivados, elevam a produtividade de forma eficaz.

Atuando há 10 anos com ginástica laboral, o professor de educação física do Sesc, Jardan Marques garante que a atividade física aliada ao trabalho é essencial para o colaborador ter qualidade de vida. “A ginástica laboral surge para dar bem-estar ao trabalhador. Aliando atividade física, controle do estresse, alimentação saudável e bom relacionamento na empresa, o colaborador e a instituição se beneficiam”, aponta.

Ainda segundo o professor, a ginástica também é uma forma de melhorar a socialização dentro da empresa, de prevenir de lesões por esforço repetitivo e de gerar benefícios para o trabalhador e para a empresa. “Os dois lados recebem retorno positivo. O colaborador vai estar mais ativo, apresentar menos chances de ficar doente e ainda passa a conhecer melhor o próprio corpo. Já a empresa, vai se beneficiar com a melhor produtividade do empregado.”

O Sesc oferece dois projetos para promoção da qualidade de vida nas empresas. As atividades têm o intuito de desenvolver ações com foco no bem-estar do colaborador das empresas de comércio de bens, serviços e turismo. Estilo de vida, saúde e segurança do trabalho são os principais focos das atividades.

Foto: Sesc/Divulgação

Sesc Saúde na Empresa

Palestras, exposições e campanhas são realizadas para orientar os colaborares de uma instituição no projeto Sesc Saúde na Empresa. As ações educativas são gratuitas, podendo ser solicitadas por meio de ofício à Central de Documentação, submetida à Diretoria Regional do Sesc-CE, enviando email para diretoriaregional@sesc-ce.com.br .

Entre os serviços ofertados estão nutrição, psicologia, fonoaudiologia, tratamentos estéticos faciais e corporais. Gratuitas, as ações são realizadas nas unidades Sesc Saúde Mulher, Educar Sesc, Fortaleza, Centro, Iparana, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte do Sesc, além dos restaurantes Sesc RioMar Fortaleza e RioMar Presidente Kennedy, OdontoSesc e Sesc Ler Crateús.

Sesc Empresa Saudável

Com o objetivo de reduzir casos de sedentarismo, obesidade e outras alterações no organismo, o projeto prevê o acompanhamento da saúde do trabalhador. Voltado para a área de Recursos Humanos das empresas, o projeto busca aliar o bem-estar dos colaboradores à produtividade da empresa.

 

Núcleo Sesc Saúde – Fortaleza

Endereço: rua Clarindo de Queiroz, 1740

Horário de atendimento: das 7h às 21h

Informações: (85) 3464 9303

Núcleo Sesc Saúde – Juazeiro do Norte

Endereço: rua da Matriz, 277

Horário de atendimento: das 8h às 20h

Informações: (88) 3512 3355