O equipamento busca orientar e encaminhar ex-alunos ao mundo do trabalho. Confira dicas de como se preparar para contração

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgou no último mês de maio o primeiro resultado positivo de contratações para abril desde 2014. O número de novos contratos superou em 59.856 as demissões. Para contribuir com a geração de empregos, o Branco de Oportunidades do Senac/CE seleciona vagas e encaminha alunos egressos. Até julho de 2017, a instituição já realizou 4.659 atendimentos, encaminhou 3.228 candidatos a processos seletivos e elaborou 867 currículos para processos de seleção.

Identificando ex-alunos que concluíram o curso com êxito, o serviço orienta quanto a melhor forma para concorrer às vagas e, assim, aumenta as chances de o concorrente garantir o cargo. O serviço é gratuito e já movimentou – de janeiro a junho deste ano – cerca de 1.460 vagas de emprego em Fortaleza, Maranguape, Sobral, Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte e as respectivas macrorregiões.

DICAS

Alcilane Mota, coordenadora estadual do Banco de Oportunidades sugere algumas dicas para a melhor preparação profissional: desenvolver habilidades com ferramentas digitais, continuar os estudos relacionando com as práticas de mercado e manter toda a documentação em dia.

Outro ponto em destaque, segundo a coordenadora, é a customização do currículo para a vaga. Para Alcilane Mota, estar atento aos requisitos da vaga ofertada é um diferencial. Por fim, a profissional aponta o intercâmbio de aprendizados da vida profissional e pessoal. “Atitudes positivas têm a ver com transformações de conhecimento em comportamento. Não basta saber: é preciso viver, praticar”, ressalta.

OCUPAÇÕES

Quinze áreas entre os segmentos de maior contratação. São elas auxiliar administrativo; técnico em enfermagem; vendedor; auxiliar de cozinha; atendente de telemarketing; operador de caixa; recepcionista; agente de limpeza e conservação; atendente; cuidador de idoso; auxiliar de serviços gerais; cozinheiro; auxiliar de escritório; consultor de vendas; porteiro e vigia; e secretária escolar.