Como parte da campanha “Setembro Amarelo”, Sesc promove nesta segunda, 18, palestras para discutir e combater o suicídio

Nesta segunda-feira, 18, o Sesc, braço social do Sistema Fecomércio, promove na Unidade Juazeiro do Norte mais uma edição do Seminário de Educação Popular em Saúde, que busca contribuir para transformar crenças e valores no âmbito social e de saúde pública. Por meio das palestras e oficinas, o público pode ter acesso às informações e vivências sobre práticas de educação popular em saúde.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 14 de setembro com a doação de 1 kg de alimento na Unidade. A programação acontece das 8 às 17 horas e tem oficinas de Homeopatia Popular Comunitária, Meditação Mindfulness, Prática Expressiva e Comunicativa em Saúde e Terapias Energéticas, além de discussões com profissionais da Psicologia, que abordarão a temática do suicídio como questão de saúde pública e maneiras de prevenção do problema.

SETEMBRO AMARELO

Com o objetivo de alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e como prevenir, o Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção do suicídio que acontece desde 2014 no Brasil. Ela funciona também para estimular reflexões em torno do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, comemorado no dia 10 do mesmo mês.

Iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo promove ações educativas, como passeatas, distribuição de folhetos. Em algumas cidades brasileiras, é comum ver prédios públicos com iluminação amarela, em alusão à data.

Mais informações sobre o Setembro Amarelo podem ser encontradas no site oficial da campanha. Além do histórico, a página apresenta depoimentos e material de campanha para prevenção.

Programação

O Seminário de Educação Popular em Saúde acontece em Juazeiro do Norte. (Foto: Sesc Ceará)

Manhã:
Palestra: “Suicídio – uma questão de saúde pública”
Palestrante: Wellinson Lima (psicólogo, mestre em Psicologia e docente da Faculdade Vale do Salgado (FVS)

Palestra: “Prevenção ao Suicídio”
Palestrante: Irineide Braga (psicóloga, mestre em Educação, especialista em Saúde Mental)

Tarde:
Oficinas: Ministradas pela Viver Bem Consultoria

  • Homeopatia Popular Comunitária
  • Meditação Mindfulness
  • Prática Expressiva e Comunicativa em Saúde
  • Terapias Energéticas

SERVIÇO
Seminário de Educação Popular em Saúde Sesc
Local: Unidade Juazeiro do Norte do Sesc  (Rua da Matriz, 227, Centro)
Data: 18/9
Horário: 8h às 17h