Com importante função para o desenvolvimento do comércio, o profissional é responsável por acompanhar transações financeiras e desburocratizar processos

Por conta da inauguração do primeiro curso de graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), passou-se a comemorar o Dia do Contabilista anualmente, em 22 de setembro. As atividades do profissional são essenciais para o comércio, sendo responsável, entre outras ações, por gerenciar e controlar operações financeiras.

Em meio a crises econômicas, o papel do profissional é ainda mais visível. Com a alta carga tributária, por exemplo, é importante que o empresário conte com o conhecimento de um
contador para discutir estratégias de tributação de lucro. É o que aponta o contador da
Federação do Comércio, Assis Lima. “São extremamente importantes as decisões do
empresário junto ao contador acerca da maneira que pode ser adotada a elisão fiscal, ou seja, uma tributação menos agressiva dentro das possibilidades legislativas.”

Segundo Assis Lima, o profissional tem como função principal prestar informações respaldadas em números, estatísticas e conjuntura que possam auxiliar nas tomadas de decisões e estratégias efetivas para desenvolvimento da empresa. Com a melhor análise de gastos e lucros, serviços e produtos tentem a ter preços mais justos.

Atuação do profissional e burocracia
Entre outras funções, os processos burocráticos podem contribuir para conferir segurança à empresa. Entretanto, Assis Lima aponta que a “extrapolação” pode encarecer preços, entravar processos e favorecer corrupção.

O contador aponta que a atuação do profissional pode facilitar amenizar os danos da
burocracia por meio de algumas ações. “O ideal é procurar conhecer, praticar e estudar esses processos nos âmbitos municipal, estadual e federal, a fim de não perder prazos; gerar multas; diminuir idas e vindas desnecessárias e o retrabalho”, afirma.

Curso de Bacharelado
Para quem deseja seguir a profissão, o Senac EAD oferece o bacharelado à distância, que
possui duração de quatro anos. Com o diploma do curso, o profissional pode atuar em alguma das seguintes funções: analista, assessor, assistente, auditor interno e externo, conselheiro, consultor, controlador de arrecadação, controller, educador, escritor ou articulista técnico, escriturador contábil ou fiscal, executor subordinado, fiscal de tributos, legislador, organizador, perito, pesquisador, planejador, professor ou conferencista, redator, revisor.

Mais informações no site no Senac EAD.