Lançado na última segunda-feira, 25, durante reunião mensal da Diretoria da Federação do Sistema Fecomércio, o Observatório do Comércio é ferramenta disponível para sindicatos filiados e empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Estado. A plataforma é uma página do da Fecomércio, com o objetivo de facilitar a busca por projetos que estão tramitando no Legislativo local e nacional, e que tratem de assuntos relacionados aos setores representados.

Nesse espaço é possível ter acesso às propostas em tramitação com conteúdo e autoria, bem como os resultados dos projetos votados e o voto de cada parlamentar. O acompanhamento é feito no Senado, Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa do Ceará e na Câmara Municipal de Fortaleza. Além das notícias que estão sendo divulgadas no âmbito político e que são de interesse dos associados, o Observatório mostra informações sobre todos os parlamentares cearenses, vereadores, deputados e senadores.

Para o presidente do Sistema, Luiz Gastão Bittencourt, a ferramenta é uma forma de reconhecer o comprometimento dos parlamentares com a causas do comércio e a defesa da livre iniciativa, propriedade e liberdade de expressão. “Mais do que proporcionar o acompanhamento, queremos contribuir para o debate com o intuito de defender as causas do nosso segmento, interagindo de forma democrática e participando efetivamente nos projetos de lei em tramitação”, argumenta Gastão Bittencourt.

Assim como o presidente, a diretora Institucional da Fecomércio, Cláudia Brilhante, responsável pela Assessoria de Gestão Institucional e das Representações (AGIR), que gerenciou a elaboração do Observatório do Comércio, destaca que esse espaço é um importante instrumento para todos os associados poderem acompanhar o trabalho dos parlamentares cearenses, que são os representantes do Estado nas casas legislativas.

Dessa forma, avalia, é possível também acompanhar os projetos que tratam diretamente de assuntos de interesse do segmento, sejam essas proposições favoráveis ou prejudiciais ao comércio de bens, serviços e turismo do Ceará. “O Observatório do Comércio facilita esse acompanhamento direto, permitindo aos empresários procurar os parlamentares votados pelos sindicatos e lutar por nossas reivindicações”, defende Cláudia.

Conheça o Observatório do Comércio pelo site www.fecomercio-ce.org.br.