Com 45 anos de atividade, a unidade Sesc Iguatu promove atividades em 27 municípios. Edição 2017 do tradicional encontro dos Violeiros acontece entre os dias 23 e 26 de outubro

Polo econômico da Região Centro-Sul do Ceará, Iguatu soma, segundo o Anuário do Ceará, aproximadamente 100 milhões de habitantes. Inaugurada em 1972 e pensada para ampliar o acesso dos moradores da região à cultura, educação, saúde, esporte e lazer, a unidade Sesc Iguatu atende, com eventos e programação com foco nesses eixos, 27 municípios. Atividades e serviços, como a biblioteca itinerante, por exemplo, são levadas às cidades próximas.

Para Raimundo Neto, gerente operacional da unidade, a sede destaca-se e demonstra sua
importância para as localidades adjacentes ao Iguatu por ser referência em educação, cultura e arte. Raimundo aponta também que as ações da instituição são essenciais, pois ampliam o contato cultural com locais de difícil acesso. “A biblioteca infantil itinerante, por exemplo, contribui para as crianças do sertão entrem com contato com o mundo literário, com as contações de história, o desenho e a pintura”, afirma.

A sede do Sesc em Iguatu, cidade em que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui o décimo maior PIB do Estado – concentra o maior número de matrículas do ensino infantil em Iguatu: são mais de mil alunos de três a cinco anos de idade. O dado coloca a entidade como a maior escola dessa faixa etária no Município. Existem também turmas de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), com conteúdos característicos das salas de aula entre alfabetização e ensino médio.

Festival de Violeiros do Sesc
Há quase 20 anos, a Unidade Iguatu promove mensalmente o Festival de Violeiros do Sesc na Praça da Cidade. No primeiro sábado de cada mês, cancioneiros, repentistas, sanfoneiros e cordelistas reúnem-se em busca de promover o intercâmbio cultural. O encontro reúne os artistas em uma semana de atividades para cultura popular na região. Além das apresentações, são realizadas mesas redondas nas universidades para discussão. Este ano, a 19ª edição acontece de 23 a 26 de outubro.

SERVIÇO:
Atividades desenvolvidas e equipamentos:
● Auditório (Teatro/Cinema)
● Galeria de Artes
● Biblioteca
● Lanchonete
● Centro Esportivo
● Clínica Odontológica
● Escola Educar SESC
● Mesa Brasil Sesc – (88) 3521 8880
● Trabalho Social com Idosos
● Turismo Social
● Loja SESC Mania
● Relacionamento com clientes

Endereço: rua Boa Vista, 562-608 – Vila Cidão – Iguatu (Ceará)
Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 20h / sábado, das 8h às 12h
Informações: (88) 3581 1130