Como oportunidade para reinserção no mercado de trabalho, a entidade ligada ao Senac orienta e encaminha ex-alunos para vagas no mercado de trabalho

Para o setor do comércio, a aproximação do final de ano inicia-se com as contratações dos trabalhos temporários. Com a melhora na economia, apresentada na semana passada no Blog Radar do Comério , a tendência é de que as vendas sejam mais intensas. Além disso, as admissões do último quadrimestre podem ser a oportunidade do
retorno ao mercado de trabalho. Visando a essa expectativa, o Banco de Oportunidades do Senac realiza atendimentos com foco na empregabilidade de interessados.

Alcilane Mota, coordenadora estadual do Banco de Oportunidades do Senac, aponta que os setores de serviços, comércio e turismo concentram o maior número de vagas para o final de ano. “Essas atividades seguem a lógica de mercado e do período, durante o qual o empresário busca reforços para bem atender seus clientes”, observa. Alcilane destaca que entre as principais vagas estão as de vendedor, auxiliar se serviços gerais, garçom e operador de caixa.

O Banco de Oportunidades atua em parceria com empresas, sindicatos e associações. A coordenadora afirma que, dessa forma, os benefícios atingem todos os envolvidos. “Nós atendemos, orientamos e encaminhamos ao mundo do trabalho os ex-alunos, que concluíram com êxito os cursos em diversos segmentos de atuação do Senac. Ao promover esse encontro entre empresas e profissionais, todos saem ganhando: nossos alunos e as empresas”, garante.

Para ser um profissional preparado, a coordenadora sugere que, a fim de alcançar a melhor preparação, é indicado que o aluno tenha conhecimento em ferramentas tecnológicas, fale um segundo idioma e desenvolva habilidades de atendimento. “Existe uma grande diferença entre estar desempregado e ser empregável. Muitas das vezes, ao passar pelo desemprego, esquecemos de fazer um balanço sobre nossa própria condição profissional”, atenta. Para informações sobre o Banco de Oportunidades, acesse o Site.

Números
Em agosto último, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Segundo o estudo, são, atualmente, 13,3 milhões de pessoas desempregadas no Brasil. A movimentação do comércio no último trimestre do ano é uma possibilidade de recolocação no mercado de trabalho. Para isso, o Sistema Fecomércio oferece o Banco de Oportunidades por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac-CE).

SERVIÇO
Banco de Oportunidades do Senac Ceará
Telefone: (85) 3270 5425