Segundo a instituição, 80% dos alunos de cursos técnicos são empregados após a conclusão

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o número de
desempregados no Brasil chegou à taxa de 13,3% no segundo trimestre deste ano. O número equivale a 13,8 milhões de pessoas. Em busca da diminuição do quantitativo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) desenvolve atividades para promover educação profissional no Estado. Em 2016, foram realizadas 37 mil matrículas nos cursos dessa área.

Segundo o Senac, 80% dos alunos concludentes dos cursos técnicos são empregados. Ao todo, são cerca de 800 opções para quem deseja qualificar-se para o mercado de trabalho. Atendendo 86% dos municípios no Estado, o Senac oferece cursos nas áreas de Informática, Gestão, Beleza, Gastronomia, Comunicação, Idiomas e Turismo, entre outros.

Para contribuir com a admissão dos profissionais no mercado de trabalho, o Senac dispõe
também do Banco de Oportunidades, serviço que encaminha os concludentes dos cursos
ofertados pela entidade a vagas de emprego em empresas, associações e sindicatos. No ano passado, foram 10 mil atendimentos entre elaboração de currículo, realização de palestras e atendimentos.

O Senac promove, ainda, cursos in company, ou seja, aulas de capacitação profissional para funcionários de empresas. Segundo pesquisa divulgada pelo Blog Radar do Comércio, 92% dos empresários aprovam o serviço dos cursos de formação do Senac.
Senac na minha vida Sérgio Aguiar foi aluno do curso de francês no Senac. Ele relata para o projeto Senac na minha vida que fazer o curso foi um diferencial para conseguir oportunidades de trabalho.

Gratuidade
Para pessoas com renda per capita de até dois salários mínimos, o Programa Senac Gratuidade (PSG) oferece três categorias de cursos gratuitos: Capacitação, Aprendizagem e Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Qualificação e Habilitação Técnica). Também em 2016, foram 21 mil matrículas divididas nos três níveis para jovens de baixa renda. Dessa maneira, eles ficam mais próximo de alcançar o espaço no mercado de trabalho. Em maio desse ano, do total de 1,24 milhões de contratações, foram empregadas 611,42 mil pessoas de até 29 anos. É o que aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Atuação
O Senac tem onze unidades distribuídas pelo Ceará – Fortaleza, Maranguape, Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Sobral, Cedro, Aquiraz e Itapipoca. As sedes atendem 160 municípios do Estado. Além disso, existem quatro unidades móveis nas áreas de Turismo; Lazer e Hospitalidade; Informática; e Beleza e Saúde, que passam por bairros dos diversos municípios.

SERVIÇO

Educação Profissional do Senac
Mais informações: (85) 3270 5400 / www.ce.senac.br