A publicação é gratuita e fornece conteúdo para entidades e organizações de diferentes ramos do comércio no Ceará

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará, Fecomércio, disponibilizou este mês, em sua plataforma digital, o Guia de Orientação Empresarial. Elaborado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o material tem como objetivo reunir informações para uma gestão eficiente e está disponível no site da Fecomércio.

Lançado em 2015 como parte do Programa de Fortalecimento do Comércio, o guia espera
atender os 36 sindicatos filiados a Federação. Em meio a essas instituições, que representam cerca de 150 mil empresas cearenses, 12 entidades já estão com a publicação disponível. Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas) e o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma), além de sindicatos em Juazeiro do Norte, Iguatu, Crato e Caucaia, são algumas das que utilizam o material.

Entre os conteúdos do Guia de Orientação Empresarial estão os dados relativos ao setor, como participação na economia estadual, quantidade de estabelecimentos e produtos e passo a passo didático de como formalizar uma empresa. Seis novos guias são esperados para entrarem no projeto em 2018 fruto de parceria entre a Fecomércio e o Sebrae.

Saiba o passo a passo para formalização da empresa
1º Registro na Junta Comercial do estado
2º Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ
3º Obtenção de Alvará de Funcionamento
4º Inscrição Estadual, nas Secretarias da Fazenda
5º Cadastro na Previdência Social
6º Emissão eletrônica dos documentos fiscais

Saiba todos os detalhes no Guia de Orientação Profissional disponível na plataforma online através do site http://www.fecomercio-ce.org.br/guias- de-orientacao- empresarial/

Tagged in:

, ,