Composto de nove áreas diferentes, o cronograma contempla desde a formação básica aos conhecimentos técnicos. As aulas acontecem em Fortaleza, nas unidades Centro e Aldeota

(Foto: Banco de Dados/OPOVO)

Planejados a partir das tendências de mercado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem
(Senac), uma das instituições do Sistema Fecomércio, os cursos de capacitação profissional para os meses de janeiro a abril de 2018 estão com inscrições abertas. São mais de 100 cursos ofertados em Fortaleza abrangendo nove áreas: Turismo, Gastronomia, Beleza, Moda, Gestão e Negócios, Estética, Informação e Comunicação, Produção Cultural e Design.

Rodrigo Leite, diretor de educação profissional do Senac Ceará, destaca que a instituição busca prestar serviço de excelência, influenciando a escolha dos funcionários de uma empresa. “O Senac hoje é considerado a maior escola de educação profissional do País, não à toa. Justamente porque buscamos sempre inovar e verificar a necessidade do mercado”, comenta. Outro destaque para Leite é a taxa de empregabilidade consistente dos egressos desses cursos.

O cronograma inclui cursos nos níveis técnico e médio, além da formação básica e
aperfeiçoamento profissional. Além da Capital, há também vagas para as unidades Crato,
Juazeiro do Norte, Iguatu e Sobral. A programação completa e as inscrições pode ser realizadas no site do Senac. Acesse: http://cursos.ce.senac.br/.

Confira os destaques da nova programação:

Gastronomia
Entre as opções de cursos, a área de gastronomia faz parte do portfólio do Senac. Com o curso de confeiteiro, o profissional pode trabalhar tanto nas confeitarias, quanto padarias e restaurantes. Para além dos conhecimentos gastronômicos, os alunos aprendem também sobre negócios e administração. O curso tem duração de três meses, com turmas disponíveis no turno da manhã, nas unidades Centro e Aldeota. Na mesma área de confeitaria, o Senac oferece os cursos Confecção e decoração de bolos e tortas, naked cake e macarrons. Cada um deles soma 20 horas de atividades.

Marcando as tendências do mercado, a instituição oferece também cursos para atender outros tipos de serviços alimentícios. Com o maior número de adeptos à culinária funcional, os interessados em entrar no mercado gastronômico podem participar dos cursos de culinária light e diet e vegana. Além dessas opções, as junk foods, que fazem sucesso sobretudo entre os jovens, também têm espaço. O Senac oferece os cursos de Hamburgueria, Pizzas e Comida Oriental.

Gestão e Negócios
Para quem busca inserção no mercado de trabalho, a área administrativa é uma opção para estudar em 2018. O Senac oferece os cursos para Assistente Administrativo, Financeiro, de Pessoal, e de Recursos Humanos. Entre as opções de cursos com menor duração (carga total de 20 horas), estão os cursos de Líder Coach, Acompanhamento de Projetos: Fundamento e Prática, Gestão Eficaz de Equipes e Excelência no Atendimento.

Saúde e Beleza
Para quem quer empreender ou atuar em diferentes setores das áreas de saúde, beleza e
bem-estar, estão abertas as inscrições para o curso Técnico em Estética. A duração é de 18
meses e as aulas são no Senac Unidade Centro, pela manhã. A partir de março, está prevista também uma turma no período da noite, a partir de março. Iniciando no mesmo mês, o curso de Cuidador de Idoso também está com inscrições abertas.

Na área da Beleza, para quem já tem formação como Cabeleireiro, há duas opções de cursos em janeiro, no Centro: Corte de Cabelo Feminino e Escova e Penteados para Noivas. Para aqueles que buscam aperfeiçoar-se e se atualizar para se destacar no mercado, há aulas sobre Depilação Artística e Egípcia, Banho de Beleza, Penteados Profissionais, Química Capilar e Técnicas Avançadas de Corte Feminino.

SERVIÇO

Senac Unidade Centro
Av. Tristão Gonçalves, 1245, Centro – Fortaleza/CE – Fone: 85 3270 5400
Senac Unidade Aldeota
Rua Tibúrcio Cavalcante, 1750, Aldeota, Fortaleza/CE – Fone: 85 3433 3884

Informações e matrículas: cursos.ce.senac.br/