Em novembro deste ano, o índice marcou 69,6%. Já na pesquisa relativa a dezembro a taxa de endividados foi de 65% dos entrevistados

Realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE), por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), a Pesquisa do
Endividamento do Consumidor de Fortaleza aponta que 65% dos consumidores fortalezenses possuem algum tipo de dívida. O valor estimado é de R$ 1.340, sendo 64 dias o prazo médio de pagamento. Em comparação ao mês de novembro (69,6%) último, o índice diminuiu 4,5 pontos.

Segundo o levantamento, os instrumentos que mais comprometem a renda são
respectivamente: cartão de crédito, apontado por mais de 83% entrevistados, seguido por
financiamento bancário (11,6%) e empréstimos pessoais (7,2%). Entre as principais despesas estão gastos com saúde e educação (34,5%) e compra de eletroeletrônicos (34,3%).

Em meio aos fatores que influenciam a dívida, os entrevistados citaram a falta de orçamento e de controle de gastos (18%), o desemprego (13%), o aumento dos gastos essenciais (12,6%) e a redução de rendimentos (12,2%).

A pesquisa é realizada mensalmente, analisando Taxa de Consumidores com Contas ou Dívidas em Atrasos; Taxa de Comprometimento da Renda do Consumidor; Taxa de Inadimplência em Potencial e Planejamento Financeiro e Orçamento Familiar.

Conheça mais sobre essas e outras pesquisas no Blog Radar do Comércio:
radardocomercio/IPDC.