Além das programações culturais e educativas, as conquistas da Federação do Comércio do Ceará fora significativas para o setor do comércio de bens, serviços e turismo

O ano chegou ao fim e, ao longo dos meses de 2017, o Sistema Fecomércio alcançou conquistas e resultados em diversos âmbitos. Entre eles, o lançamento do Blog Radar do Comércio que, em parceria com o Grupo de Comunicação O Povo, busca levar informação e serviço ao público cearense.

Além de todas as atividades culturais, promovidas pelo Sesc e cursos e palestras do Senac, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) participou atividade da economia com as pesquisas de mercado. Com as diferentes instituições, o Sistema Fecomércio garantiu a atuação na educação, cultura e economia no estado do Ceará. Todos os acontecimentos de maior destaque foram informados e registrados no Blog Radar do Comércio.

Confira a retrospectiva dos principais acontecimentos nos links abaixo

Em maio, o Sistema Fecomércio implantou uma nova sede administrativa unificada, onde estão reunidas as gestões do Sesc, Senac e Ipdc, instituições que integram o Sistema. A unificação oferece mais fluidez e agilidade na tomada de decisões e consolida a integração completa do Sistema.
blog.opovo.com.br/radardocomercio/sistema-fecomercio-tem-sede-e-sac-unificado

No mês seguinte, a unificação foi para além da sede. O Sistema Fecomércio criou o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) unificado, assim, todos os programas de Educação Profissional e as oferta dos serviços de saúde, lazer, assistência, cultura e educação podem ser acessados a partir de qualquer unidade do Sistema. O SAC unificado também amplia o atendimento para o empresário contribuinte, além de estar à disposição dos funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, público prioritário do Sistema.
blog.opovo.com.br/radardocomercio/sistema-fecomercio-tem-sede-e-sac-unificado

No mês de agosto, o destaque foi a garantia da recuperação tributária para empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), os valores referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) não integram a base de cálculo das contribuições para o PIS e a COFINS, dando ganho de causa para a Fecomércio Ceará que, em 2007, entrou com ação para a recuperação desses valores pagos a mais, além de solicitar a readequação das parcelas que ainda estão para vencer do PIS e COFINS.
blog.opovo.com.br/radardocomercio/stf-decide-desvincular-icms-calculo-pis-e-cofins

O destaque de setembro foi o lançamento de uma nova ferramenta à disposição dos sindicatos filiados e dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Estado. A plataforma é o Observatório do Comércio, página localizada no site oficial da Fecomércio que tem como objetivo facilitar a busca por projetos que estão tramitando no Legislativo local e nacional, e que tratem de assuntos relacionados aos setores representados. Nesse espaço é possível ter acesso às proposições em tramitação, bem como conteúdo e autoria de cada projeto. Também são disponibilizados os resultados dos projetos votados e como votou cada parlamentar. O acompanhamento é feito no Senado, Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa do Ceará e na Câmara Municipal de Fortaleza. A ferramenta também contém informações sobre todos os parlamentares cearenses, vereadores, deputados e senadores, além das notícias que estão sendo divulgadas no âmbito político e que são de interesse dos associados.
blog.opovo.com.br/radardocomercio/plataforma-da-fecomercio-surge-para-acompanhar-propostas-legislativo

Aprovado em outubro, o Projeto de Lei Ordinária, de autoria do poder executivo de Fortaleza, flexibiliza o horário de funcionamento do comércio de rua da Capital cearense. Para a Fecomércio-CE a aprovação significa uma conquista por considerar uma reivindicação antiga que luta por uma concorrência igual entre o comércio de rua e o comércio funciona em regimes mais flexíveis como shoppings center.
blog.opovo.com.br/radardocomercio/flexibilizacao-de-horario-deve-beneficiar-o-comercio-cearense