O Blog Radar do Comércio selecionou cinco títulos para aqueles que querem aprofundar-se na química, história e harmonização da bebida consumida por diversas culturas

Foto: reprodução

Em época de confraternizações, amigos e familiares costumam reunir-se para compartilhar experiências do ano que termina e metas para o ano que se aproxima. Uma boa pedida para o brinde é uma taça de vinho. Seja tinto, branco, rosé ou mesmo o espumante, a bebida tem uma história por trás de cada rótulo. Da plantação da uva ao consumo, ela reúne fãs por todo o mundo.

Segundo pesquisa divulgada na Época Negócios, a plataforma SocialMetters Analysis, por meio de um processo de monitoramento, apontou que o vinho está sendo mais consumido pela geração “millennial”, pessoas nascidas entre as décadas de 1980 e 1990. O estudo também mostrou que 51% dos consumidores da bebida são mulheres.

Confira abaixo a lista.

A qualidade no consumo do vinho, por Míriam Aguiar
Resultado da experiência de degustação, a autora procura apresentar harmonizações da bebida com pratos típicos da cozinha brasileira. Para a escolha dos rótulos, Míriam leva em consideração, além do preço, a região de origem com as respectivas características. O livro é indicado para apreciadores da enogastronomia, união do vinho com pratos gastronômicos.

O desejo do vinho: conquistando o mundo, por Jean-Robert Pitte

O livro busca apresentar a aventura da bebida desde o Oriente, passando pela China, Índia e Japão, até a expansão por todo o mundo. Consumido tanto pelos pagãos quanto pelo povo hebreu, o vinho acompanhou os desbravadores de terra e é consumido hoje em diversas culturas e regiões diferentes. A obra de Jean Robert Pitte objetiva apresentar a bebida globalizada que “favorece o calor humano e o diálogo entre os povos”.

 

Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia, por Ellen Silva, Lago-Vanzela, Milla Alves Baffi e Roberto da Silva 
Ao se consumir uma taça de vinho, muitas vezes, passa despercebida toda a composição da bebida. As reações químicas, bioquímicas e microbiológicas são estudadas e apontadas no livro com o objetivo de entender como acontece o fortalecimento da vinicultura. Os autores apresentam conteúdos de viés científico, entretanto com linguagem acessível.

Comida e vinho: harmonização essencial, por José Maria Santana

Em outra obra que une o vinho à gastronomia, José Maria Santana destaca combinações entre textura dos alimentos e da bebida. O livro, apesar de não estabelecer regras fixas, pondera que existem harmonizações mais agradáveis ao paladar e é uma boa opção para quem gosta do vinho como bebida acompanhante das refeições.

O Vinho: Uma Paixão para Todos, por Alfredo Terzano e Mariana Gil Juncal 
Merlot, carmenère, cabernet sauvignon, pinot noir, chardonnay. Você saberia reconhecer as características dos tipos de uva? Esse livro apresenta os conhecimentos básicos e dicas do mundo dos vinhos com bom humor e visual moderno.

Para saber mais
O Senac oferece o curso Iniciação à Enologia para quem aprecia a bebida ou mesmo deseja tornar-se um profissional da área. A programação completa para 2018 está disponível no site https://cursos.ce.senac.br/

Confira outras matérias de Gastronomia.

Tagged in:

,