Além das palestras e debates com estudiosos nacionais e estrangeiros, acontece paralelamente uma programação cultural com exposições, vivências e apresentações artísticas  

Especialistas do Brasil e do mundo discutem sobre o processo de inclusão na e educação. (Foto: reprodução)

Acontece nos próximos dias 1 e 2 de fevereiro, na Colônia Ecológica Sesc Iparana, o Colóquio Internacional de Diversidade e Inclusão na Educação, evento que discute questões no âmbito cultural, pedagógico e cultural. Reunindo diversos pesquisadores da Sociologia, a ação é uma parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc) com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que integra o evento por meio do Observatório de Políticas Públicas (OPP). Os inscritos devem aguardar confirmação por e-mail. Quem não conseguiu se inscrever, pode acompanhar as transmissões ao vivo pelo canal do Sesc Ceará no YouTube.

Reconhecendo a necessidade de abordar aspectos que têm se destacado na mídia, nas escolas e em todos os meios sociais, a programação tem como foco discutir ações que favoreçam a construção de laços na sociedade. Participam do encontro acadêmico profissionais de educação, estudantes e pessoas com interesse na temática.

Nos dois dias acontecerão mais de dez palestras e debates com estudiosos do Brasil, França, Canadá, Suíça e Itália. Os temas abordam desde a explicação do conceito até a forma dos educadores tratarem as questões com os alunos em sala de aula. Entre os destaques, a palestra “Acumulação das Desigualdades Arbitrárias na Construção do Fracasso Escolar” deve explicar como a falta de inclusão pode afetar o rendimento dos alunos.

Para a diretora regional do Sesc em exercício, Patrícia Rinaldi, a atuação da instituição tem o objetivo de contribuir com a qualidade de vida das pessoas. “Com atenção constante às transformações sociais e comportamentais, buscamos ampliar conhecimentos e qualificar as ações de inclusão social. Assim, a sociedade será, certamente, a maior beneficiada na construção de um mundo mais justo”, afirma.

O evento marca a parceria entre o Sesc e o OPP/UFC visando ao intercâmbio de conhecimento acadêmico para a diversidade. Tendo como objetivo a realização de ações de temas técnicos, científicos, pedagógicos e culturais, a união espera mobilizar a sociedade para o combate às desigualdades sociais. Entre as atividades culturais, apresentam-se os grupos “Maracatu Vozes da África”, “Uirapuru Orquestra de Barro” e “Coco do Iguape”. Além disso, acontecem a feira de produtos de renda e a vivência de xilogravura.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO

SERVIÇO
Colóquio Internacional Sesc-UFC sobre Inclusão Social e Diversidade na Educação
Local: Colônia Ecológica Sesc Iparana (av. José de Alencar, 150 – Caucaia)
Período: 1 e 2 de fevereiro de 2018
Horário: das 8h às 18h
Mais informações: www.coloquiosesc.com.br / (85) 3433 7684
Vagas limitadas