Só em 2017, foram mais de 70 mil atendimentos na Unidade Centro entre consultas e
tratamentos diversos. Instituição tem em sua estrutura o serviço de “escovódromo”

A beleza de um sorriso está para além da estética. É na boca, porta de entrada dos alimentos e outras substâncias, onde se inicia todo o cuidado com a saúde. Por conta disso, é primordial o cuidado com ela, sobretudo com higienização, e o acompanhamento de especialista. Para quem busca dar atenção, prevenção e tratamento à área dentária, o Serviço Social do Comércio (Sesc) oferece serviço de clínicas e especialistas em Fortaleza e no interior do Ceará.

As Clínicas de Odontologia do Sesc contam com salas de exames para auxiliar diagnósticos e tratamentos de doenças bucais. Gerente da Unidade Centro do Sesc, Marcello Chehab destaca  que a qualidade dos serviços é consolidada com os 20 anos de atuação da setor de saúde bucal na Unidade. Além disso, ele ressalta que em 2017 houve aproximadamente 75 mil atendimentos, ultrapassando a média anual estimada.

Além dos atendimentos iniciais, são realizados tratamentos de canais, cuidados com a gengiva, extração dentária, aplicação de flúor e orientação educacional com a saúde bucal. A Clínica da Unidade Centro também realiza o serviço de pulpotomia, que consiste em uma técnica de extração dentária para evitar danos maiores por conta de cáries.

Há cerca de oito meses, o Sesc oferece, ainda, serviço de clareamento dental a laser. O
aparelho também é utilizado para tratamento de dores faciais provocadas por algum dano
bucal.

Ações educativas
Um diferencial da saúde bucal do Sesc é o escovódromo. Com o objetivo de incentivar a
escovação de forma mais adequada, os pacientes realizam uma “escovação dirigida”. Ou seja, um técnico de odontologia orienta o movimento com a escova para a higienização correta de dentes, gengivas e língua. Para Marcello, o objetivo é que o paciente siga as instruções também nas escovações em casa.

Além disso, todos os pacientes são convidados a participar de palestra de conscientização para entender os cuidados com a gengiva, dentes e sorriso com especialistas sobre todo o

funcionamento da arcada dentária. Na ocasião, recebem kit com escova de dente, creme
dental e fio dental.

VEJA TAMBÉM
Saiba como fazer a carteira do Sesc