Realizada no ambiente de trabalho, a prática pode acontecer antes, durante ou após o expediente e tem objetivos como prevenir lesões e aliviar o estresse e a fadiga


Foto: Marcin Balcerzak / Shutterstock

Prática que beneficia tanto colaboradores quanto empresas, a ginástica laboral ajuda na manutenção da saúde dos profissionais e também no aumento da produtividade durante o dia de trabalho. A indicação é de que a ginástica seja realizada pelo menos duas vezes na semana, com duração entre dez e 15 minutos.

De acordo com a profissional de educação física e professora de ginástica laboral do sistema Fecomércio, Marília Aragão, a prática de ginástica laboral “é importante pelos benefícios que ela traz, como a diminuição das tensões musculares, do estresse e da fadiga, além de melhoria da postura nas atividades no trabalho e conscientização sobre ergonomia no ambiente laboral”.

Prevenção às lesões por esforço repetitivo (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), promoção da interação entre os colaboradores e redução do sedentarismo também são pontos positivos da atividade, que não possui nenhuma contraindicação. “Para a empresa, é muito vantajoso porque diminui a ocorrência de doenças ocupacionais e, consequentemente, os afastamentos por problema de saúde”, explica.

Praticante ativo desde novembro, duas vezes na semana, o assistente financeiro Raimundo Neto percebe que a atividade auxilia na disposição para o dia de trabalho. “No dia a dia, a ginástica laboral melhora muito na questão da disposição. Nem sempre, você dorme bem. O dia é pesado, a gente trabalha a maior parte do tempo sentado, então os alongamentos ajudam bastante”, afirma. Para Neto, a prática também melhora o ânimo dos profissionais.

Classificação da ginástica laboral
A ginástica laboral pode ser classificada em três diferentes modalidades: preparatória, compensatória e relaxante. Os exercícios variam de acordo com o tipo de aula. A primeira acontece no início do expediente e tem o objetivo de preparar o organismo para a jornada de trabalho e melhorar a disposição do colaborador. Por isso, são realizados exercícios mais animados e com alongamentos para a ativação muscular.

A compensatória é feita durante o expediente, com o intuito de aliviar as tensões decorrentes da má postura, por exemplo. Outro objetivo dessa modalidade é a prevenção das lesões por esforço repetitivo. A ginástica laboral de relaxamento ocorre, principalmente, no final do dia de trabalho, com o intuito de aliviar as tensões musculares e diminuir o estresse, com atividades de alongamento, massagem e automassagem.

Sobre o Sesc
Entidade privada e mantida pelo empresários do comércio de bens, serviços e turismo, o Serviço Social do Comércio (Sesc) está sob o guarda-chuva do Sistema Fecomércio, atuando como braço social dele e oferecendo qualidade de vida aos funcionários do comércio, suas famílias, bem como para empresários do segmento. Os serviços que compõem as áreas de atuação da instituição são saúde, educação, esportes, lazer e assistência.