Semente de abóbora assada e suco de casca de melão são receitas que podem ser realizadas a partir do método de aproveitamento integral dos alimentos. As sobras são ricas em nutrientes


Foto: Divulgação

Sementes, cascas, folhas e talos de vegetais. Os alimentos que muitas vezes são jogados no lixo podem, na verdade, retornar ao prato com o dobro de nutrientes. A utilização dos mantimentos que para muitos são considerados sem valor caracteriza-se como alimentação sustentável. Além de ajudar o meio ambiente, eles possuem um alto valor nutricional e agregam positivamente na vida de quem os consome.

De acordo com a nutricionista do Programa Mesa Brasil Sesc-CE, Lidiane Fernandes, a ingestão desses alimentos influencia diretamente na saúde. “Quem opta por consumir os alimentos sustentáveis adquire maiores nutrientes. Ou seja, distancia-se de carências nutricionais”, pontua. A atitude – reforça a especialista – diminui o desperdício de comida.

Patê de talos, suco de casca de melão com limão e semente de abóbora assada são algumas receitas simples que podem ser realizadas com esses ingredientes. Lidiane afirma que os mantimentos a serem utilizados na preparação dos pratos não necessitam de cuidados especiais. “A forma de guardá-los segue os mesmo critérios de conservação dos alimentos convencionais. Pode ser feita a técnica de branqueamento (colocação do alimento em água quente e depois em água com gelo).”

Cuidados
Para adicionar os alimentos sustentáveis no dia a dia, é importante atentar-se a alguns detalhes, como à presença de agrotóxico, sobretudo às cascas. “As cascas em geral são mais carregadas de agrotóxico. Então, o ideal é estimular o consumo de alimentos orgânicos”, esclarece.

Oficinas do Programa Mesa Brasil
O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de banco de alimentos contra a fome e o desperdício. No Ceará, o projeto é considerado o maior do Estado e responsável pela distribuição de mais de três milhões de quilos de alimentos por ano, beneficiando aproximadamente 300 mil pessoas em todo o Ceará. Por meio de 839 instituições cadastradas, o Mesa Brasil Sesc local alcançou a média anual de mais de 30 mil refeições complementadas a partir da parceria solidária, que conta com 781 doadores do Programa.

As oficinas são voltadas para entidades sociais que desejam cadastrar-se no programa. Para participar, é necessário enviar um ofício entre o primeiro dia útil de junho e o último dia útil de agosto. Confira abaixo quais documentos que precisam constar nesse documento. Mais informações no número 85 3318 4927.

1.Razão social da entidade, seguida pelo número do CNPJ
2.Endereço completo (com CEP), se possível com ponto de referência
3.Telefones para contato (fixo e celular), fax, e-mail
4.Breve histórico do seu trabalho social (justificativa para a fundação da entidade, objetivos, ações desenvolvidas, público-alvo, quantitativo de pessoas atendidas, área de abrangência, dentre outras informações relevantes)
5.Horário de funcionamento
6.Data e assinatura do presidente da entidade