Primeiro canal de contato visual do público com uma empresa, o espaço vem tornando-se protagonista tanto em lojas físicas como virtuais. Confira dicas do Senac

00 Foto: Shutterstock/ Olesia Bilkei

Atrair clientes e, assim, contabilizar resultados positivos a cada mês. Este objetivo exige planejamento e conhecimento dos gestores e, com certeza, começa pela valorização da vitrine. Em geral, o primeiro contato do cliente com uma loja, a vitrine configura-se como importante canal do aumento de vendas. Atento a essa necessidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) oferta o curso de Qualificação em Vitrinismo. As aulas têm como objetivo formar profissionais para atuar tanto em lojas de atacado quanto de varejo e podem acontecer em regime extensivo ou intensivo. A capacitação tem foco, entre outras datas, na decoração para datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal.

“Acredito que os cearenses estão mais atentos à necessidade de expor seu produto de uma forma mais atrativa. Basta dar uma volta no comércio local que se percebe essa preocupação. Hoje, são inúmeras vitrines com pé direito mais alto e muitos elementos interessantes, além de vários detalhes e cuidados”, opina Eveline Costa, consultora do Senac/CE na área de Moda. Segundo a especialista, conhecer o público que se deseja alcançar, definir o objetivo da vitrine e escolher um tema para, a partir dele, definir cartela de cores e texturas são estratégias para uma vitrine ideal.

A seara virtual também requer critérios para que uma plataforma digital exponha de maneira correta suas peças. Eveline explica que blogs e e-commerces precisam estar atentos à transparência de informações como tamanho, cores disponíveis e formas de uso. As redes sociais, diz a consultora, têm uma dinâmica própria, que vai além da forma de apresentação – a exemplo da quantidade ideal de posts por dia e horário que gerem mais curtidas. “Também devem ter as informações completas de contato para que o interessado saiba como adquirir o seu produto de desejo”, finaliza.

Para o próximo período, o curso de Qualificação em Vitrinismo não está na programação do Senac, mas a instituição oferece em seu cronograma outras inúmeras oportunidades de conhecimento. Mais informações sobre capacitações na área de Moda em cursos.ce.senac.br/curso/moda

Tagged in:

, ,