O encontro, que celebra também os 20 anos do IPDC, acontece nesta quinta e sexta e tem
como foco discutir novas tendências do mercado, compartilhar estratégias e trocar
experiências

Fortaleza sedia nesta quinta e sexta, 8 e 9, o 10º Fórum Nacional de Dirigentes dos Institutos Fecomércio, ação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC). O encontro tem como objetivo principal reunir os representantes dos Institutos de Pesquisa Fecomércio (IPFs) de todo o País a fim de discutir novas tendências do mercado, compartilhar estratégias e trocar experiências. As atividades, que acontecem na sede da Fecomércio-CE, bairro Aldeota, incluem palestras e intercâmbio de experiências de cada estado participante.

No primeiro dia do Fórum, Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza, apresenta a palestra “Perspectivas do Turismo em Fortaleza” e Fabio Bentes, economista-chefe da Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio (CNC), “Metodologias de Projeções e Tendências 2018”. No segundo dia de programação, Regina Malheiros, coordenadora do Instituto Fecomércio do Distrito Federal, ministra “Apostando na Tecnologia para Inovar e Fomentar Programas” e Fabrício Viana, gerente de Planejamento do Senac Ceará, “A Relevância das Pesquisas Institucionais na Gestão Estratégica”.

Celebração de 20 anos
A atual edição do Fórum Nacional de Dirigentes dos Institutos Fecomércio conta com uma
razão especial: ela marca os 20 anos de atuação do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC). Núcleo integrante da Fecomércio-CE, o IPDC é responsável pela realização de levantamentos cujo propósito é apresentar informações práticas e dados confiáveis para auxiliar nas ações de planejamento e desenvolvimento de empresas do segmento. Instituições privadas, poder público e imprensa são também pessoas jurídicas que podem ter acesso a indicadores compilados pelo IPDC.

Luiz Gastão Bittencourt, presidente licenciado da Fecomércio-CE e fundador do IPDC, destaca que, dentro de um cenário econômico cada vez mais competitivo, pesquisas e dados são recursos preponderantes para a sustentabilidade das empresas. “Ao comemorar 70 anos do Sistema Fecomércio e 20 anos do IPDC e contemplar as transformações ocorridas no mercado, na economia e no comportamento das empresas, estamos convictos de que teremos uma responsabilidade ainda maior no futuro, que é gerar conhecimento e conteúdos que contribuam com a nova realidade e as necessidades das empresas do comércio”, diz.

Divulgadas mensalmente, as pesquisas – que podem ser ainda bimestrais, temáticas e sob
encomenda – tem como destaque a Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do
Consumidor de Fortaleza (ICC), que mede expectativas da população quanto à situação
econômica do País e indica a propensão para gastos, quais devem ser os próximos bens
adquiridos.

Em meio aos estudos bimestrais, o Índice de Confiança dos Empresários do Setor de Bens,Serviços e Turismo do Estado do Ceará (ICEC), que tem por finalidade apresentar as tendências para ações no setor por meio de indicadores que avaliam a situação presente e futura para o setor, é tido como o mais relevante.

IPDC e datas comemorativas
Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Namorados e Natal são algumas das datas que
aquecem o comércio e, por este motivo, base para pesquisas realizadas pelo IPDC. Nos
levantamentos com foco em períodos como esses, são previstos dados como o percentual de consumidores que planeja gastar com a data, a média de gasto individual e quais produtos mais prováveis de serem comprados.

Estudos como censos, geografia de mercado (para localização de estabelecimentos),
participação e dimensionamento de mercado, pesquisa de imagem e satisfação, cliente
fantasma (cliente oculto), clima organizacional, entre outros, estão no rol de pesquisas
realizadas sob encomenda pelo IPDC. Conheça mais sobre o Instituto e suas pesquisas no site www.fecomercio-ce.com.br.

SERVIÇO
10° Fórum Nacional de Dirigentes dos Institutos Fecomércio
Onde: sede da Fecomércio (Rua Pereira Filgueiras, 1070 – Aldeota)
Quando: dias 8 e 9 de março de 2018

Tagged in:

,