Produto disponibilizado pelo Sistema Fecomércio, a Certificação Digital é a assinatura eletrônica para pessoas físicas e jurídicas no ambiente web


Foto: Divulgação

Uma maneira de evitar a perda de tempo no momento de realizar a validação de um documento e já utilizá-lo por diversos órgãos e entidades, a certificação digital é um produto disponibilizado pelo Sistema Fecomércio-CE, tanto para associados quanto para o público em geral. Por meio da Certificação Digital, pessoas físicas e jurídicas podem emitir desde notas fiscais eletrônicas a documentos que comprovam o registro de advogados junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Por ser criptografado e protegido por senha, cada Certificado Digital é único. Em resumo, a ferramenta funciona como meio de comprovar a identidade de uma empresa ou pessoa pela internet, sem a necessidade de deslocamento físico até um determinado local. “Hoje, empresários precisam do Certificado para se comunicar com a Receita Federal, a Secretaria da Fazenda, Caixa Econômica Federal. Ou seja, diversos serviços que os próprios órgãos do governo exigem para validar a identidade e enviar um determinado tipo de relatório”, explica Georgia Philomeno, gerente de projetos e serviços da Fecomércio-ce.

A gerente também ressalta que existem diferentes tipos de certificados, cada um voltado para uma necessidade diferente. Entre os mais utilizados, estão o e-CPF, de e-CNPJ e a NF-e, este para emissão de notas fiscais. Os preços também variam de acordo com o certificado solicitado e o tempo de validade. O projeto é realizado em parceria com a empresa Certisign, referência na área.

Para quem possui a carteira de Empresário Contribuinte, valores com desconto estão disponíveis. A solicitação deve ser realizada pela internet – a presença do solicitante em uma das unidades de atendimento é necessária para finalizar o processo. Veja aqui a lista de endereços dos pontos de atendimento da Fecomércio em Fortaleza e no interior do Ceará para garantir o certificado digital.

Confira os valores e tipos de certificados digitais