O tratamento, que é oferecido pelo Sesc, ajuda crianças com autismo, idosos e pessoas com problemas de memória


Foto: Hamilton Paviana/Pixabay

Cuidar do corpo e da mente é uma das atitudes que contribuem para a qualidade de vida. A fim de estimulá-las, o Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE) oferece aos seus comerciários uma série de serviços voltados à saúde. Entre os cuidados ofertados está a Terapia Ocupacional, que auxilia na readaptação de pessoas à sua vida comum quando elas, por algum motivo, desenvolvem dificuldades mental, física ou emocional.

A terapia é ampla e pode atender a crianças e idosos. De acordo com a terapeuta ocupacional Kamylle Guanabara, o método pode ser adotado quando a pessoa começa a sentir dificuldades de realizar suas atividades diárias. “As atividades terapêuticas irão propor retorno à independência e à funcionalidade”, pontua. Kamylle destaca que, para atender aos tratamentos, cada pessoa tem seu tempo e que isso precisa ser respeitado.

O Sesc/CE reúne métodos para solucionar as dificuldades de cada paciente. “Existem grupos e trabalhos sociais que visam à estimulação dos cognitivos do social e do lazer”, afirma.

Terapia Ocupacional para crianças
Quando o tratamento é para uma criança com autismo, Kamylle destaca que a família é fundamental. “A família, dentro do universo da criança, vai ajudá-la a organizar a rotina dela e a estimular as áreas de deficiência.” A terapeuta também afirma que existe uma área na pediatria que trabalha não só o estímulo físico, como também os movimentos do dia a dia para o desenvolvimento da criança.

Terapia ocupacional para idosos
Quando chega a hora de deixar o trabalho e se aposentar, muitos idosos apresentam dificuldade para aceitar a nova realidade. “Muitas vezes, ao deixar de trabalhar, a pessoa perde o referencial de quem ela é. Então, é necessário descobrir o que lhe dá prazer, como uma dança, um exercício ou até mesmo uma atividade com o filho ou neto.”

Além disso, a terapia, segundo Kamylle, auxilia quando ocorrem confusões mentais. “Muitas vezes, devido a alguma desorganização mental ou problema de memória, o idoso precisa fazer uma organização de suas funções cognitivas e estimular as áreas cerebrais para que ele organize seus pensamentos.”

Problemas de memórias
Problemas com memórias, de acordo com Kamylle, muitas vezes é confundida como um problema de atenção. “Isso acontece tanto com os idosos como com as crianças. Esses lapsos de memória melhoram com treinos dela.” A terapeuta aconselha que, quando o problema acontece, é importante expor isso e exercitar a mente com atividades diferentes.

A Terapia Ocupacional é oferecida pela Clínica Sesc em Fortaleza, com valores diferenciados para quem possui a carteira Sesc nas categorias comerciário, empresário contribuinte e conveniado (veja como fazer a sua e garantir os descontos no link: http://blog.opovo.com.br/radardocomercio/veja-quais-sao-principais-vantagens-da-carteira-sesc.

SERVIÇO
Terapia Ocupacional na Clínica Sesc Saúde – Fortaleza
Local: Unidade Sesc de Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740)
Horário: das 7h às 20h
Informações: (85) 3464.9303